Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da fertilidade e dos perfis bioquimico e proteico do plasma seminal de caes com hiperplasia prostatica benigna,tratados com toxina botulinica a.

Processo: 07/56046-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cães  Sêmen  Toxinas botulínicas  Hiperplasia prostática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Hiperplasia Prostatica Benigna | Plasma Seminal | Toxina Botulinica

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar a fertilidade de cães com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), submetidos à terapia com toxina botulínica A (TB-A). Serão utilizados 18 cães não castrados, entre 5 e 10 anos de idade, os quais possuam HPB. Os cães serão divididos randomicamente em 6 grupos com igual número de animais (GI, GII. GIII, GIV, GV e GVI). O GI, GII e o GIII receberão 50, 100 e 200 UI, respectivamente de toxina botulínica A dividida em 2 aplicações de igual volume em cada lobo prostático. O GIV, GV e GVI serão utilizados como controle e receberão 50, 100 e 200UI, respectivamente de solução fisiológica, igualmente aos demais grupos. Em todos os grupos, o sêmen será colhido e analisado antes das aplicações da toxina botulínica, que ocorrerão na 1ª, 2ª, 4ª, 8ª e 16ª semana. Separar-se-á por centrifugação o plasma seminal de todos os grupos. O mesmo será congelado e analisado posteriormente. Serão realizados testes in vitro, avaliando-se a motilidade, vigor e concentração espermática. A morfologia espermática será realizada por meio de esfregaços fixados em solução formol salina e corados pelo método de Karras modificado. A integridade da membrana será avaliada por meio do teste hiposmótico e coloração por sondas fluorescentes. Mensurar-se-ão os teores de proteínas totais, cloretos totais, cálcio, potássio, sódio e pH presentes no plasma seminal. A caracterização do perfil protéico do plasma seminal será realizada por meio de eletroforese uni -dimensional (SDS- Page) em géis de poliacrilamida nas concentrações de 13 e 22%. O peso molecular e a densidade óptica integrada para cada banda serão analisados através de software. Para avaliação dos dados obtidos, utilizar-se-á analise de variância, teste t Student pareado, considerando significativo os valores de P < 0,05%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)