Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificação de compostos fenólicos com atividade antioxidante de frutas tropicais

Processo: 07/56680-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Severino Matias de Alencar
Beneficiário:Severino Matias de Alencar
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Frutas tropicais  Compostos bioativos  Compostos fenólicos  Antioxidantes  Flavonoides 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Antioxidante | Compostos Fenolicos | Flavonoides | Frutas Tropicais | Isolamento De Compostos

Resumo

Inserido no desenvolvimento da produção de frutas no mundo, atualmente o Brasil é um dos três maiores produtores mundiais, graças à diversidade de climas e microclimas que fizeram do país um lugar perfeito para a produção de frutas. A água destaca-se como o principal componente presente nas frutas que são responsáveis por suprir a demanda de vitaminas e minerais no organismo, por exemplo, suprem 90% da quantidade de vitamina C. O valor nutritivo é um dos fatores responsáveis pelo aumento do consumo de frutas, mas nos últimos anos vêm se destacando também os efeitos biológicos que as frutas proporcionam ao serem incluídas na dieta. Sabe-se que dietas ricas em frutas e hortaliças são eficientes na prevenção de doenças como o câncer, enfermidades cardiovasculares e circulatórias, no retardo do envelhecimento e no combate ao mal de Alzheimer. Os compostos responsáveis pelo combate dessas doenças e males são aqueles que apresentam propriedades antioxidantes que incluem as vitaminas C e E, carotenóides, clorofilas, compostos fenólicos, taninos entre outros. Com a crescente preocupação da manutenção da saúde com antioxidantes provenientes dos alimentos combinado com o conhecimento dos efeitos negativos dos antioxidantes sintéticos, muitos estudos estão sendo focados no estudo de antioxidantes naturais. Vários trabalhos relacionados com a atividade antioxidante têm sido feitos com frutas como maçãs, uvas, cerejas e a menor parte deles foram realizados com frutas tropicais, cuja comercialização e consumo são crescentes tanto no mercado brasileiro como internacional, além da constante indicação dessas frutas como sendo fontes de antioxidantes. Portanto, o objetivo geral deste trabalho será avaliar a atividade antioxidante e isolar e identificar compostos fenólicos bioativos de frutas tropicais produzidas no Brasil e consumidas no mercado nacional e internacional. Espera-se que os resultados desse trabalho também proporcionem benefícios à indústria de alimentos, ao produtor e ao próprio consumidor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASSARIOLI, ADNA P.; OLDONI, TATIANE L. C.; MORENO, IVANI A. M.; ROCHA, ADERBAL A.; DE ALENCAR, SEVERINO M.. Antioxidant activity of different pitanga (Eugenia uniflora L.) fruit fractions. Journal of Food Agriculture & Environment, v. 11, n. 1, p. 288-293, . (07/56680-9)