Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da inativacao de genes regulatorios e da exposicao a macrofagos murinos na expressao de glucosiltransferases b e c e de glucan-binding protein b em isolados de streptococcus mutans.

Processo: 07/57454-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Renata de Oliveira Mattos Graner
Beneficiário:Renata de Oliveira Mattos Graner
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Streptococcus mutans  Macrófagos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Macrofagos | Mutante Knockout | Proteina Ligante De Glucano | Streptococcus Mutans

Resumo

Streptococcus mutans, principal patógeno da cárie dental em humanos, se acumula no biofilme dentário através da produção de matriz extracelular de polissacarídeos insolúveis a partir da sacarose (glucanos), os quais são catalisados pelas enzimas glucosiltransferases B e C. Por mecanismos ainda pouco compreendidos, a interação bacteriana com a matriz de glucanos parece envolver proteínas ligantes de glucanos (Gbps). Até o momento, apenas a GbpB foi experimentalmente demonstrada participar da virulência de S. mutans e, assim como as GtfB/C, tem sido aplicada em estudos que visam desenvolver vacinas anti-cárie. Evidências recentes em cepas laboratoriais suportam que a expressão dos genes gtfB/C e gbpB é regulada por sistemas de regulação de transcrição de dois componentes (SDC). Entretanto, os padrões de expressão ou presença de diversos genes de virulência parecem ser altamente variáveis entre cepas distintas de uma mesma espécie. Recentemente, demonstramos em diversos genótipos de S. mutans, que padrões de transcrição de gbpB, gtfB e gtfC são cepa-específicos, assim como alguns dos seus diversos genes reguladores, como covR e vicR (Stipp et al., 2007). Estes resultados indicam que mecanismos de virulência analisados em único genótipo não podem ser aplicados para toda a espécie. O presente projeto visa comparar o efeito da inativação de dois genes regulatórios de SDC, que aparentemente controlam os genes de virulência gtfB, gtfC e gbpB, em mutantes knockout obtidos a partir de diferentes genótipos clínicos de S. mutans. Os mutantes serão comparados quanto às atividades de transcrição de gtfB/C e gbpB, expostos ou não a macrófagos murinos. Os mutantes também serão comparados quanto à capacidade de transformação, crescimento em biofilmes e tolerância ao estresse oxidativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRINI, T. C.; DUQUE, C.; VIZOTO, N. L.; STIPP, R. N.; MARIANO, F. S.; HOEFLING, J. F.; GRANER, E.; MATTOS-GRANER, R. O.. Influence of VicRK and CovR on the interactions of Streptococcus mutans with phagocytes. ORAL DISEASES, v. 18, n. 5, p. 485-493, . (05/57753-4, 07/57454-2, 09/02803-8, 05/55775-0, 06/55933-8)