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Ensino de língua e trabalho docente: aspectos textuais e funcionamentos didáticos

Processo: 10/07042-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sandoval Nonato Gomes Santos
Beneficiário:Sandoval Nonato Gomes Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Ensino fundamental  Língua portuguesa  Didática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspectos textuais | ensino de língua | Funcionamentos didáticos | Trabalho Docente | Ensino-aprendizagem de língua materna

Resumo

Este Projeto propõe descrever e analisar os aspectos textuais e os funcionamentos didáticos do trabalho do professor em turmas do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da região metropolitana de São Paulo (SP). O trabalho docente aparece, nessa direção, como pressuposto indispensável para se compreender o lugar da linguagem e das tecnologias de ensino no processo de crescente complexificação do espaço escolar em sociedades altamente letradas como a brasileira. Com base nesse propósito geral, o Projeto prevê a geração de um corpus vídeo-gravado de práticas de ensino de língua e de instrumentos didáticos nelas implementados. Do ponto de vista teórico e metodológico, as questões de que se ocupa o Projeto são iluminadas pela contribuição tanto de estudos que se voltam para a descrição dos modos de organização e funcionamento da linguagem nas interações escolares (BATISTA 1997; MARCUSCHI 2005; MATÊNCIO 2001; ROJO 2007), quanto de estudos que tomam a dimensão especificamente didática dessas interações como foco de investigação (GOMES-SANTOS & ALMEIDA 2009; SCHNEUWLY, CORDEIRO & DOLZ 2006). Do ponto de vista aplicado, elas permitem não apenas refletir sobre o lugar da linguagem na vida da escola frente aos padrões interacionais múltiplos e complexos da sala de aula na atualidade, como fornecem subsídios centrais na instância da formação inicial e continuada, considerando-se a relevância do confronto com práticas de ensino como ponto de partida e de chegada do processo de formação para a docência. (AU)

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