Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de Brucella spp em linfonodos de suinos e javalis, com e sem linfadenite

Processo: 10/07874-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Jane Megid
Beneficiário:Jane Megid
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Joao Marcelo Azevedo de Paula Antunes ; Marcio Garcia Ribeiro
Assunto(s):Zoonoses por bactérias  Brucella  Brucelose animal  Suínos  Porcos selvagens  Frigoríficos  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

A carne suína e a fonte de proteína de origem animal mais consumida no mundo, tendo o Brasil como o terceiro maior produtor mundial. Nos últimos anos foram introduzidos no Brasil criatórios comerciais de javali (Sus scrofa) no entanto, são escassas as informações no Brasil sobre a susceptibilidade dos javalis as infermidades comuns aos suínos. Algumas espécies de Brucella spp. são potencialmente zoonóticas para seres humanos, sendo uma das mais importantes e amplamente distribuida zoonose mundial. Países que erradicaram a Brucelose, expandiram seus programas para a espécie suína, A prevalência da brucelose bovina no estado de São Paulo é estimada em 3,8%, entretanto, estudos sobre a prevalência da brucelose em suinos ainda não é relatada. A prevenção da brucelose humana depende predominantemente do controle da doença nos animais. Recentemente um surto de brucelose em suínos foi observado no estado de São Paulo demonstrando a presença da enfermidade e alertando para o risco a Saúde Pública. Esta proposta de auxílio pretende avaliar a situação da brucelose em suídeos de frigoríficos, que são destinados ao consumo humano, bem como sua caracterização em nivel de espécie em linfonodos de suínos e javalis, com e sem lesões, através da tecnologia de PCR oriundos de abatedouros do interior de São Paulo. (AU)