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Controle ativo de qualidade sonora

Resumo

Técnicas de controle ativo são soluções em potencial para a crescente demanda por redução no ruído de produtos e processos. A redução de ruído em cavidades, como é o caso de cabines de avião e o interior de veículos automotores, são exemplos típicos. Mais recentemente, o que se procura, além da simples redução, é afetar de forma positiva a apreciação do ruído pelos ocupantes, melhorando a qualidade sonora. O primeiro passo na direção de tal Controle Ativo de Qualidade Sonora, que confronta as técnicas de controle ativo com esse novo paradigma, é avaliar o desempenho de estratégias clássicas com métricas de psico-acústica. Posteriormente, com base nestes resultados, estratégias inovadoras de controle que alterem características específicas de qualidade sonora serão propostas. Este projeto de pesquisa envolve, também, o estudo de técnicas experimentais e de simulação que auxiliem o projeto de tais sistemas vibro-acústicos ativos, permitindo que modelos numéricos ou híbridos da planta sejam incluídos no projeto dos sistemas de controle. Assim é possível projetar sistemas de controle baseados em modelos e auralizar os sistemas passivos e ativos. Esta habilidade é crucial para o projeto e análise das técnicas de controle propostas, já que permite, entre outros, o ajuste dos parâmetros do controlador com base na apreciação do campo acústico virtual. Dentre os resultados esperados estão: proposição de técnicas experimentais e numéricas que auxiliem o projeto de sistemas de controle, um melhor entendimento da eficiência de sistemas de controle clássicos como apreciado por humanos e técnicas de controle inovadoras que visem a melhoria da qualidade sonora. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R.; DA SILVA, MAIRA M.; SANCHEZ, JAIME A. MOSQUERA; GONCALVES, LUIZ A. M.. Loudness Scattering due to Vibro-Acoustic Model Variability. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 34, p. 8-pg., . (10/02198-4, 10/03556-1)