Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução das modificações morfo-funcionais cardíacas no processo de adaptação crônica a insuficiência aórtica aguda experimental em ratos

Processo: 09/51222-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Beatriz Bojikian Matsubara
Beneficiário:Beatriz Bojikian Matsubara
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia cardiovascular  Insuficiência cardíaca  Remodelação ventricular  Ecocardiografia 

Resumo

A hipertrofia secundária à sobrecarga de volume é pouco estudada. Esse tipo de remodelação cardíaca tem interesse em nosso meio devido à prevalência das insuficiências valvares. Formulou-se a hipótese de que a disfunção ventricular esquerda in vivo, na insuficiência aórtica (IAO), ocorre na ausência de fenômenos congestivos e está associada com alterações da morfologia ou dos índices de função ventricular e que a disfunção ventricular ocorre em associação com alterações bioquímicas dos miócitos, prejudicando a homeostase do cálcio e na ausência de fibrose intersticial miocárdica. Os objetivos do presente estudo serão: 1-acompanhar a evolução Doppler-ecocardiográfica de animais submetidos à IAO aguda experimental e identificar os marcadores de transição da hipertrofia excêntrica compensada para a fase descompensada, 2-verificar se existe associação entre a dilatação ventricular e a atividade colagenolítica no miocárdio, 3-definir o padrão da miosina de cadeia pesada nesse modelo experimental e identificar o perfil dos RNAs mensageiros específicos para a codificação das proteínas envolvidas na homeostase do cálcio (Fosfolamban, Canais Rianodínicos, Serca2a). Métodos: Após IAO ou cirurgia simulada ratos Wistar serão acompanhados por 16 semanas com Doppler-ecocardiogramas seriados. Será armazenado miocárdio para dosagens bioquímicas e análise histopatológica. Seis animais de cada grupo serão sacrificados uma semana após IAO para determinação da atividade colagenolítica no miocárdio. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em pesquisa Animal da Instituição (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRATUCCI DE GOBBI, JULIANA IRANI; MIEKO OMOTO, ANA CAROLINA; SIQUEIRA, TAMIRES FERREIRA; MATSUBARA, LUIZ SHIGUETO; ROSCANI, MELIZA GOI; MATSUBARA, BEATRIZ BOJIKIAN. Antidepressant treatment decreases daily salt intake and prevents heart dysfunction following subchronic aortic regurgitation in rats. Physiology & Behavior, v. 144, p. 124-128, MAY 15 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.