Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tratamento antifúngico no perfil de monócitos, macrófagos e células dendríticas em pacientes com paracoccidioidomicose e na infecção murina

Processo: 09/51105-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Rinaldo Poncio Mendes
Beneficiário:Rinaldo Poncio Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioidomicose  Antifúngicos  Monócitos  Células dendríticas  Macrófagos 

Resumo

A paracoccidioidomicose (PCM) é micose sistêmica, granulomatosa, causada peto fungo termo-dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. O perfil variado das células do sistema fagocitário mononuclear tem sido reconhecido como componente crítico da imunidade. Por exibirem papeis fisiológicos distintos, essas subpopulações podem induzir e regular o curso da resposta imune frente aos patógenos. Não se tem conhecimento de estudos que abordem o perfil fenotípico dessas células na PCM em atividade e, menos ainda, após introdução do tratamento antifúngico. Assim, o objetivo deste estudo é determinar o perfil fenotípico de monócitos e de macrófagos e células dendriticas alveolares de pacientes com PCM e de camundongos BALB/c infectados com o P. brasiliensis pela via intratraqueal, antes e após tratamento com a associação sulfametoxazol-trimetoprim. A fenotipagem das células do sangue periférico e do lavado broncoalveolar (LBA) será realizada por citometria de fluxo, utilizando-se os seguintes marcadores: a) no homem, CD14, CD16, CCR2 (monócitos inflamatórios e residentes) e CD11c, CD123, HLA-DR (células dentríticas plamocitóide e mielóides); b) no camundongo CD115, CCR2, CXCR1 (monócitos inflamatórios e residentes) e CD11b, CD11c e CD45R/B220 (células dentríticas plasmocitóide e convencionais). Para a determinação do fenótipo macrofágico (macrófagos classicamente ativados - M1; e alternativamente ativados - M2), serão realizadas as dosagens de lL-6, MCP-1, IL-10, IFN-γ, TNF-α, IL-12p70, TGF-ß1, MIP-1α e bFGF-2 em sobrenadante de cultura de macrófagos alveolares. Além disso, serão realizadas dosagens desses mediadores no LBA, no soro e no sobrenadante de cultura de monócitos humanos. As análises estatísticas dos resultados serão realizadas adotando-se o nível de significância estabelecido para verificar a hipótese de nulidade de 5%. A comparação de duas amostras independentes será feita pelo teste U de Mann-Whitney, enquanto a de mais de duas amostras independentes será feita pelo teste de Kruskal-Wallis. A comparação de duas amostras dependentes será feita pelo teste de Wilcoxon (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURINI, JAMES; CAVALCANTE, RICARDO SOUZA; MORIS, DANIELA VANESSA; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; LEVORATO, ADRIELE DANDARA; DOS REIS, KAROLINE HAGATHA; PARREIRA DE ARRUDA, MARIA SUELI; MENDES, RINALDO PONCIO. Altered distribution of peripheral blood dendritic cell subsets in patients with pulmonary paracoccidioidomycosis. Acta Tropica, v. 173, p. 185-190, . (09/51105-1)
VENTURINI, JAMES; CAVALCANTE, RICARDO SOUZA; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; MARCHETTI, CAMILA MARTINS; DE AZEVEDO, PRISCILA ZACARIAS; AMORIM, BARBARA CASELLA; PARREIRA DE ARRUDA, MARIA SUELI; MENDES, RINALDO PONCIO. Phenotypic and functional evaluations of peripheral blood monocytes from chronic-form paracoccidioidomycosis patients before and after treatment. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 14, . (09/51105-1)