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Atenção primária à saúde da criança: ensino e cuidado de enfermagem

Processo: 09/01499-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Débora Falleiros de Mello
Beneficiário:Débora Falleiros de Mello
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem  Atenção primária à saúde  Saúde da criança 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária à saúde da criança | criança | doenças prevalentes na infância | enfermagem em saúde da criança | Ensino de Enfermagem | seguimento infantil | Enfermagem em Saúde da Criança

Resumo

Na saúde da criança, embora avanços venham ocorrendo no tocante à redução da mortalidade infantil e ampliação da cobertura dos serviços de saúde, dois importantes desafios têm sido destacados: como melhorar a qualidade das intervenções de saúde e como alcançar as crianças mais desfavorecidas. As enfermidades prevalentes em crianças, entre elas a pneumonia, diarréia e desnutrição, têm um expressivo peso no quadro de morbimortalidade na infância, fazendo parte da agenda de saúde pública em nosso país. O presente projeto tem por objetivo geral descrever e compreender o ensino e o cuidado de enfermagem em saúde da criança, com enfoque nas enfermidades prevalentes na infância, buscando subsídios para a constituição de saberes e práticas no contexto da atenção primária à saúde. Os subprojetos envolvem os temas: ensino de enfermagem em saúde da criança (subprojetos 1 e 2); desnutrição e percepção materna (subprojeto 3); experiências profissionais e aleitamento materno (subprojeto 4) e eixos protetores na saúde da criança (subprojetos 5 e 6). Na coleta de dados utilizaremos observação, entrevistas, aplicação de um pré e pós-teste e questionário, e complementação com dados de fontes secundárias. A partir de abordagens qualitativas e quantitativas, será realizada a análise do material empírico, com análise da estatística descritiva de acordo com os objetivos do subprojeto 1 e análise de conteúdo nos subprojetos 2, 3, 4, 5 e 6, útil para identificar valores, juízos e particularidades das experiências dos sujeitos. Os resultados poderão contribuir para ampliar a compreensão do cuidado à saúde da criança e para a formação do enfermeiro no âmbito da atenção primária à saúde. (AU)

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