Busca avançada
Ano de início
Entree

Internações Sensíveis à Atenção Primária: Limites e Possibilidades da Lista Brasileira de Diagnósticos

Processo: 09/18654-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Emiko Yoshikawa Egry
Beneficiário:Emiko Yoshikawa Egry
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública  Atenção primária à saúde  Política de saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção Básica | atenção primária | Condições Sensíveis | internações | políticas de saúde | Saúde Coletiva

Resumo

Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) se constitui num novo indicador, utilizado em alguns países, para medir indiretamente o funcionamento e a capacidade de resolução da Atenção Primária. No Brasil, este indicador foi adotado recentemente pelo Ministério da Saúde, para ser utilizado como instrumento de avaliação da atenção primária e ou da utilização hospitalar. Considerando a adoção desse indicador pelo Brasil, esta pesquisa buscará responder as seguintes indagações: Porque internam os pacientes por agravos que deveriam ser enfrentados no nível de atenção básica? A atenção básica está constituída de forma a possibilitar respostas às vulnerabilidades da população de tal sorte que impeçam as internações por condições sensíveis a este nível de atenção? Esse estudo parte do pressuposto de que as internações por condições sensíveis a Atenção Primária ocorrem em função de vários fatores e não só do acesso e da qualidade da APS. Nesse sentido estas internações também podem ter sua origem nos determinantes sociais já que o processo saúde-doença é socialmente determinado. Será realizado um estudo ecológico, adotando-se as abordagens quantitativa e qualitativa, no período entre 2006 a 2008. Serão levantadas as informações das internações por CSAP, no Sistema de Informação Hospitalar do Ministério da Saúde e no prontuário hospitalar. Além disso, serão realizadas entrevistas com os profissionais da atenção básica e com usuários que foram internados por CSAP. Para o processamento e análise dos dados quantitativos será utilizada a estatística descritiva, e para a análise qualitativa será adotada a análise de conteúdo de Bardin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTA BARBARA REHEM, TANIA CRISTINA MORAIS; FERNANDES DE OLIVEIRA, MARIA REGINA; CIOSAK, SUELY ITSUKO; EGRY, EMIKO YOSHIKAWA. Record of hospitalizations for ambulatory care sensitive conditions: validation of the hospital information system. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 5, p. 1159-1164, . (09/18654-1)
SANTA BARBARA REHEM, TANIA CRISTINA MORAIS; FERNANDES DE OLIVEIRA, MARIA REGINA; CIOSAK, SUELY ITSUKO; EGRY, EMIKO YOSHIKAWA. Record of hospitalizations for ambulatory care sensitive conditions: validation of the hospital information system. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 21, n. 5, p. 6-pg., . (09/18654-1)