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Os desafios de ensino na enfermagem em saúde coletiva sob a perspectiva da promoção da saúde

Processo: 08/09774-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Sayuri Tanaka Maeda
Beneficiário:Sayuri Tanaka Maeda
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem  Saúde pública  Administração de serviços de saúde  Promoção da saúde  Programa Saúde da Família 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Saúde | Saúde Coletiva | administração de serviços de saúde

Resumo

A implementação dos Programas de Saúde da Família tem se constituído em excelentes oportunidades para docentes programarem o ensino na nova prática de enfermagem. Os alunos realizam exercícios de aproximação sucessiva da realidade de processo saúde - doença dos indivíduos, da família, inseridos na dinâmica social, utilizando-se de um formulário de inquérito domiciliar. Para facilitar esse processo de aproximação com as necessidades de saúde, os professores da disciplina Fundamentos e Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP, desenvolveram um formulário que vem sendo aperfeiçoado a cada grupo de alunos, por semestre, como ferramenta pedagógica. O formulário compõe-se de quatro partes e o objeto principal deste estudo são as respostas coletadas em relação às questões abertas: como a população pensa em relação à saúde. Sendo assim, propõe como objetivos: sistematizar o conteúdo dessas respostas sob o núcleo temático da perspectiva da saúde; analisá-los na perspectiva da promoção da saúde, levantar os projetos de intervenção realizados pelos alunos e analisar os pontos de intersecção: promoção da saúde e os projetos de intervenção elaborados pelos alunos. Metodologia: sistematizar as respostas por núcleos temáticos, na perspectiva da promoção da saúde, o que será confrontado pelos projetos de intervenção, destacando as interfaces emergentes com a promoção da saúde. Vislumbra-se a possibilidade apontar o potencial do instrumento utilizado quanto da inserção de aspectos de promoção da saúde na aplicação de tecnologias educacionais. (AU)

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