Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do equilíbrio corporal e do processamento auditivo em escolares com e sem episódios de perda condutiva flutuante, recorrente, comprovada nos primeiros anos de vida

Processo: 10/09853-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Sthella Zanchetta
Beneficiário:Sthella Zanchetta
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia  Percepção auditiva  Perda auditiva  Otite média  Equilíbrio postural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equilíbrio Corporal | percepção auditiva | perda auditiva condutiva flutuante | Audiologia

Resumo

A otite média é uma afecção comum na infância. Entre as conseqüências que este quadro acarreta está a perda auditiva condutiva, que recebe a denominação de flutuante uma vez que com o tratamento adequado ocorrem com a remissão da infecção e os limiares auditivos voltam aos valores normais. A preocupação está quando esses quadros de infecções se tornam recorrentes, episódios crônicos e muitas vezes ininterruptos, pois além da preocupação primordial com a condição de saúde da criança, há de se considerar que nestes casos a criança está recebendo uma estimulação sonora inconsistente do sistema nervoso auditivo central, dificultando a percepção dos sons da fala pela criança. O objetivo deste trabalho é de verificar se escolares com episódios recorrentes e comprovados de perda condutiva flutuante, apresentam alteração das habilidades que compõe o processamento auditivo e do equilíbrio estático e dinâmico. Serão estudadas 60 escolares com idade entre 6 a 12 anos, divididas em dois grupos, grupo experimental composto por 30 crianças de ambos os sexos com histórico documentado de perda auditiva condutiva e o grupo controle composto por 30 crianças, pareado em idade e sexo com o grupo experimental, mas sem história de tal acometimento. As crianças deverão realizar avaliação audiológica básica, a fim de comprovar acuidade dentro dos padrões de normalidade e posteriormente realizarão os seguintes testes de habilidades auditivas, de escuta monótica verbal de baixa redundância, dicótica verbal e de resolução temporal. Serão realizados também provas de equilíbrio estático e dinâmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)