Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao por meio de estudo duplo cego do efeito da adicao de semente de linhaca (po) na modificacao do perfil de risco cardiovascular. existe efeito real?

Processo: 08/53640-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Julio Sergio Marchini
Beneficiário:Julio Sergio Marchini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos  Doenças cardiovasculares  Inflamação  Lignanas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Graxos | Doenca Cardiovascular | Inflamacao | Lignanas | Semente De Linhaca

Resumo

É fundamental o estabelecimento de estratégias de prevenção para DCV, por meio de estudos intervencionais relacionados à dieta e sua composição, estilo devida e fatores genéticos. Desta forma, alimentos que contenham polifenóis, como a semente de linhaça(SLI) têm despertado interesse no controle dos FR cardiovascular,devido a grande quantidade de lignanas, ácidos graxos ômega-3 e fibra dietética. O estudo (duplo-cego) tem como objetivo verificar o efeito da SU sobre indicadores bioquímicos e antropométricos de RCV, com duração de 40 dias em indústria de bebidas alimentícias, localizada na cidade de Itu - SP. Serão selecionados 60 trabalhadores do sexo masculino, faixa etária entre 30 e 50 anos com FR cardiovascular. Aleatoriamente, os sujeitos selecionados serão separados em 4 grupos de 15: grupo I (controle), grupo II (adição de 60g/d de linhaça e 50 % de CH), grupo III (placebo: 60g/d de arroz de polido cru e 32% de CH) e grupo IV (com intervenção quantitativa e qualitativa e adição de 60g/d de linhaça e 32% de CH). Serão realizados, em tempo inicial e final do estudo: anamnese alimentar, antropometria, avaliação bioquímica (colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, insulina plasmática de jejum, ácido úrico, proteína C-Reativa, níveis séricos de ômega-, lignana e derivados no sangue e urina de 24hpor meio de cromatografia liquida (HPLC processo FAPESP 95/06191-2 que necessitará de software com versão atualizada) TNF-a, Isoprostane, leptina humana, receptor de leptina humana e adiponectina e avaliação clínica. A análise dos resultados será feita por testes não paramétricos, devido ao tamanho amostrai, com nível de significância em 5%. Teste de Kruskai-Walis e Bonferroní como pós-teste serão feitos para comparações de dados entre os grupos, e o Exato de Fisher, para comparação de freqüências.O pedido de auxilio de custo para este projeto se refere a um projeto já aprovado (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)