Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da mensuração radiográfica direta e por estereologia estocástica da silhueta cardíaca em cães da raça Poodle clinicamente normais e portadores de cardiopatias utilizando a tecnologia de digitalização da imagem por meio de placas de fósforo (IP)

Processo: 08/03650-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Ana Carolina Brandão de Campos Fonseca Pinto
Beneficiário:Ana Carolina Brandão de Campos Fonseca Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/10487-6 - Estudo da mensuração radiográfica direta e por estereologia estocástica da silhueta cardíaca em cães da raça Poodle clinicamente normais e portadores de cardiopatias utilizando a tecnologia de digitalização da imagem por meio de placas de fósforo (IP), BP.TT
Assunto(s):Diagnóstico por imagem  Radiologia  Radiografia torácica  Doenças das valvas cardíacas  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | Estereologia | Mensuração | Placa de fósforo | Radiografia computadorizada | Silhueta Cardíaca | Diagnóstico por Imagem (radiologia)

Resumo

Inúmeros métodos de mensuração têm sido propostos para avaliação radiográfica da silhueta cardíaca com a finalidade de tentar diminuir a subjetividade da avaliação empírica. O objetivo deste estudo é experimentar, de forma semi-automática, o método de mensuração VHS (Vertebral Heart Size), proposto por Buchanan e Bücheler (1995), e comparar os resultados dessa abordagem com os do cálculo da área cardíaca e com dados de estereologia estocástica obtidos por meio de imagens radiográficas, em cães da raça Poodle selecionados como clinicamente normais e portadores de cardiopatias, utilizandos para tal, a tecnologia de digitalização da imagem radiográfica por meio de placas de fósforo (IP). Essa tecnologia apresenta uma série de vantagens e justifica-se especialmente para o uso na pesquisa e ensino, mormente pela diminuição da dose miliamperagem; segundo, que é a parte da radiação mais nociva e cumulativa; além de poupar, a médio prazo, a ampola do aparelho e expor ambiente/ paciente/ técnico/ médico veterinário a menores riscos promovidos pela radiação. Para tanto serão selecionados, por meio de anamnese, exame físico, exame eletrocardiográfico e ecocardiográfico, quarenta cães, machos e fêmeas, sendo dez clinicamente normais e trinta, dez de cada grupo, portadores de insuficiência valvar crônica mitral de grau leve, moderado e severo. Os animais serão submetidos ao exame radiográfico do tórax nas projeções láterolateral direita e ventrodorsal para posterior realização das mensurações do VHS e da área cardíaca. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)