Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de diferentes tratamentos homeopaticos em vacas com mastite subclinica utilizando metodos indicadores da saude de glandula mamaria.

Processo: 08/53238-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Nilson Roberti Benites
Beneficiário:Nilson Roberti Benites
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde animal  Bovinos  Homeopatia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovino | Homeopatia | Mastite Subclinica | Producao Leiteira | Saude Animal

Resumo

O elevado custo dos tratamentos tradicionais da mastite associado à redução de produção e descarte do leite, bem como a exigência cada vez mais rigorosa da ausência de resíduos de antimicrobianos por parte de instituições nacionais e internacionais e a conscientização dos consumidores em relação à segurança dos alimentos, impulsionam o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas. Neste contexto, a homeopatia surge como importante alternativa, aceita nacional e internacionalmente e indicada pela legislação de produção animal orgânica em todo o mundo. Particularmente nas mastites subclínicas, o tratamento com o uso de antimicrobianos não é realizado freqüentemente durante a lactação, devido à sua inviabilidade econômica e ao maior risco de eliminação de resíduos de antibióticos no leite. A utilização de medicamentos homeopáticos nesta situação possibilita a manutenção da saúde do organismo animal, com menor custo e ausência de resistência microbiana, além de não ser necessário o descarte do leite dos animais em tratamento. Portanto, o presente trabalho pretende avaliar e comparar a eficácia de dois protocolos de tratamentos homeopáticos para tratar e controlar a mastite bovina subclínica durante a lactação, utilizando os resultados do exame físico da glândula mamária, Prova de Tamis, Califórnia Mastitis Test (CMT), contagem de células somáticas (CCS) do leite por citometria de fluxo, análise da composição do leite (gordura, proteína, lactose, extrato seco total e desengordurado), diferenciação e quantificação das células somáticas por microscopia óptica, exame microbiológico e mensuração da produtividade leiteira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)