Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem e transtorno de processamento auditivo

Processo: 07/57435-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Eliane Schochat
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audição  Eletrofisiologia  Reabilitação de deficientes auditivos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao | Eletrofisiologia | Neuroaudiologia | Reabilitacao | Treinamento Auditivo

Resumo

A codificação neural do som começa no nervo auditivo e viaja através do Tronco Encefálico (TE). As respostas do TE para estímulos simples, como o clique, são largamente utilizadas na prática clínica para a avaliação da integridade da via auditiva. Bem menos conhecida é a forma como o TE responde a estímulos complexos, como a fala, que diferente da maioria dos sons naturais, é composto por elementos harmonicamente ricos que mudam rapidamente quanto à freqüência. Esta estrutura espectro-temporal complexa requer uma resposta neural sincronizada para uma codificação precisa. Os objetivos deste estudo são: (1) Determinar medidas de latência e amplitude da resposta de TE para a sílaba de fala /da/ no silêncio e na presença de ruído, estabelecendo valores normativos para crianças com desenvolvimento típico (NL); (2) Determinar medidas de latência e amplitude da resposta de TE para a silaba de fala /da/ no silêncio e na presença de ruído, estabelecendo valores normativos para crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e transtorno do processamento auditivo (TPA); (3) Correlacionar estas medidas, comparando o grupo de crianças com DEL e TPA ao grupo com desenvolvimento típico; (4) Investigar a efetividade do Treinamento Auditivo Formal (TAF) por meio da análise das avaliações comportamentais e eletrofisiológicas, antes e após o TAF, nos três grupos. Método: Para isto serão avaliadas 60 crianças com idade entre 5 e 12 anos divididas nos três grupos (NL, DEL e TPA), que serão submetidas à avaliação comportamental do processamento auditivo, ao PEATE com estímulos tipo clique e com estímulos de fala. Após a avaliação, os sujeitos serão submetidos ao TAF, e um mês após o término do treinamento serão reavaliadas com os mesmos testes utilizadas na primeira avaliação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)