Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a incorporacao de chumbo no esmalte de dentes deciduos e sua correlacao com saliva e plasma

Processo: 08/57491-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Raquel Fernanda Gerlach
Beneficiário:Raquel Fernanda Gerlach
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/06186-3 - Estudo sobre a incorporação de chumbo no esmalte de dentes decíduos e sua correlação com saliva e plasma, BP.TT
Assunto(s):Dente decíduo  Biomarcadores  Esmalte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcador | Contaminacao Por Chumbo | Dentes Deciduos | Esmalte | Saliva Humana

Resumo

A exposição ambiental ao chumbo é uma das questões mais sérias de contaminação de populações, pois causa mudanças bioquímicas e neurológicas, como retardo mental, convulsões, paralisia cerebral e hiperatividade. Os trabalhos que comprovaram a associação entre exposição ambiental a chumbo no passado e problemas no desenvolvimento neurológico utilizaram dentina de dentes decíduos como marcador. Até o momento, o dente decíduo é o melhor marcador da exposição cumulativa passada ao chumbo. Trabalhos do nosso grupo indicam que o esmalte superficial de dentes decíduos seria um bom marcador cumulativo da exposição passada ao chumbo, com consideráveis vantagens para o desenvolvimento de testes para monitoramento ambiental. Entretanto, uma das mais importantes questões a ser resolvida é se o chumbo acumulado no esmalte superficial decíduo é de origem pré- ou pós-eruptiva. Para abordar essa questão, propõe-se acompanhar crianças pequenas ao longo de 18 meses para verificar se há aumento na concentração de chumbo no esmalte superficial durante esse período. O objetivo geral deste trabalho é verificar in vivo, se há aumento nas concentrações de chumbo no esmalte superficial dos dentes decíduos humanos dos 3 aos 5 anos de idade. Entre os objetivos específicos estão a comparação dos resultados entre as 2 populações e a correlação entre os resultados de medidas no sangue total, saliva, plasma e esmalte. Participarão deste estudo 50 crianças de Ribeirão Preto, de 2-3 anos, sem história de exposição ao chumbo, pacientes da FORP/USP, e 50 crianças de 2-3 anos de Santo Amaro da Purificação, BA, residentes em uma região notoriamente contaminada por altas concentrações de chumbo no solo. Após a coleta inicial de sangue e teste no esmalte, as crianças serão procuradas após 18 meses, para nova coleta de sangue, saliva e teste no esmalte. Esse estudo é fundamental para verificar se o chumbo é incorporado pré- ou pós- eruptivamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA, CAROLINA DE SOUZA; MUNOZ MAGNA, GUSTAVO ALONSO; MACHADO, SANDRO LEMOS; DE CAPITANI, EDUARDO MELLO; RAMOS, JUNIA; ALVES PEIXOTO, IZA TEIXEIRA; ALVES PEIXOTO, ANIBAL ARAUJO; MORENO, MARIA LUCIA VIEIRA; ALVA, JUAN CARLOS ROSSI; NAKADI, FLAVIO VENANCIO; et al. Lead concentrations in whole blood, serum, saliva and house dust in samples collected at two time points (12 months apart) in Santo Amaro, BA, Brazil. Environmental Research, v. 142, p. 337-344, . (08/57491-8)