Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de alta resolucao de floracoes de algas toxicas.

Processo: 08/50640-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Rubens Mendes Lopes
Beneficiário:Rubens Mendes Lopes
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água  Espécies introduzidas  Monitoramento ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algas Nocivas | Ecologia Experimental | Especies Exoticas | Monitoramento Ambiental | Qualidade Da Agua

Resumo

As mudanças ambientais geradas pela atividade antrópica nos ambientes costeiros durante o século 20 tornaram-se suficientemente amplas para exceder, em muitos casos, as mudanças relacionadas às forçantes naturais. Uma das modalidades de impacto que tem causado prejuízos socioeconômicos, ecológicos e na saúde pública diz respeito à proliferação excessiva de microalgas tóxicas ou nocivas. A presente proposta busca fornecer uma contribuição efetiva para a detecção da ocorrência de microalgas nocivas no ambiente aquático, utilizando um método de amostragem e análise inovador (com o uso da FlowCAM®), que poderá representar um salto importante de qualidade na aquisição de dados ecológicos estratégicos para o monitoramento e a gestão de ambientes costeiros no país e no Estado de São Paulo em particular. O projeto representa também um primeiro passo no entendimento dos efeitos nocivos (toxicidade e inadequação nutricional) de dietas algais sobre o recrutamento das populações de copépodes nos ambiente naturais, e dará subsídios para futuros estudos envolvendo o possível acúmulo de toxinas e sua transferência na cadeia trófica. A abordagem aqui proposta possibilitará igualmente analisar os efeitos da atividade metabólica dos copépodes sobre a dinâmica das florações, considerando que estas podem ser influenciadas pelas taxas de alimentação e de crescimento dos herbívoros. Esse projeto também fornecerá informações a respeito do potencial alelopático de microalgas nocivas e da importância relativa desse processo para a ocorrência de dominância em florações de microalgas marinhas. As estratégias metodológicas a serem desenvolvidas neste estudo terão aplicação direta nas pesquisas sobre outros ambientes aquáticos, incluindo rios e reservatórios, contribuindo assim para o avanço do entendimento e do controle das florações de algas nocivas em outras regiões do Estado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NAIRA J.; TANG, KAM W.; LOPES, RUBENS M.. Effects of microalgal exudates and intact cells on subtropical marine zooplankton. Journal of Plankton Research, v. 35, n. 4, p. 855-865, . (08/50640-8, 10/04678-3)