Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da episiotomia e das lacerações perineais espontâneas na contração muscular do assoalho pélvico em primíparas

Processo: 07/59378-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Eliana Martorano Amaral
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Episiotomia  Assoalho pélvico  Contração muscular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contracao Muscular | Episiotomia | Primipara | Soalho Pelvico

Resumo

Avaliar a influência da episiotomia e das lacerações pirenéias na contração muscular do assoalho pélvico em primigestas. Sujeitos e métodos: estudo será um coorte prospectivo, com abordagem antes e depois. Serão selecionadas primigestas, com idade entre 18 e 35 anos, que fazem acompanhamento pré-natal no Ambulatório de Alto Risco do CAISM-UNICAMP. O tamanho amostral, para um nível de significância de 5% e um poder do teste de 80%, foi de 25 no grupo sem episiotomia, 25 no grupo com episiotomia e 15 no grupo submetido à cesariana. Porém haverá um acréscimo na amostra de 30% para eventuais perdas de seguimento que podem ocorrer, resultando em n = 33 nos dois primeiros grupos e de 20 no grupo cesárea, levando à admissão inicial estimada de 86 primigestas. Será registrada a medida da contração muscular do assoalho pélvico, por meio eletromiografia de superfície, com 30 a 34 semanas de gestação e 60 dias após o parto. As variáveis descritivas serão analisadas pelo teste de Qui-Quadrado de Pearson (X2). O teste T de Student Pareado será usado para avaliar a variação antese depois das medidas da contração muscular perineal segundo tipo de parto e integridade perineal. Posteriormente, o efeito das variáveis confundidoras (peso do recém-nascido, tempo do segundo estágio do trabalho de parto, índice de massa corpórea e prática de atividade física materna, uso de fórceps e sintomas urinários) serão avaliadas pelo teste ANOVA. As variáveis descritivas serão analisadas pelo teste de Qui-Quadrado de Pearson (X2) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLAUDIA PIGNATTI FEREDERICE; ELIANA AMARAL; NÉVILLE DE OLIVEIRA FERREIRA. Sintomas urinários e função muscular do assoalho pélvico após o parto. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 33, n. 4, p. 188-195, . (07/59378-1)
FREDERICE, CLAUDIA PIGNATTI; AMARAL, ELIANA; FERREIRA, NEVILLE DE OLIVEIRA. Urinary symptoms and pelvic floor muscle function during the third trimester of pregnancy in nulliparous women. JOURNAL OF OBSTETRICS AND GYNAECOLOGY RESEARCH, v. 39, n. 1, p. 188-194, . (07/59378-1)