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Aspectos segmentais e prosódicos da escrita de crianças e adolescentes: evidências de relações entre enunciados falados e escritos

Processo: 09/14848-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Luciani Ester Tenani
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/00210-7 - Informatização de córpus de pesquisa, BP.TT
10/00198-7 - Informatização de córpus de pesquisa, BP.TT
Assunto(s):Ortografia  Prosódia  Fonologia  Palavra  Letramento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Letramento | ortografia | Palavra | prosódia | Fonologia

Resumo

Este projeto tem o objetivo central de investigar relações entre os enunciados falados e escritos a partir de uma análise de cunho fonológico de grafias não-convencionais da palavra escrita. As questões centrais a serem investigadas são: (i) Em que medida as segmentações não-convencionais de palavra também podem ser tomadas como evidências de características dos enunciados falados? (ii) Quais características prosódicas do Português do Brasil podem ser observadas por meio das segmentações não-convencionais de palavra? As respostas são dadas a partir de uma análise dessas segmentações que ocorreram em textos escritos por alunos que, à época da produção, cursavam as quatro últimas séries do Ensino Fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se da hipótese de que essas segmentações não-convencionais fornecem evidências de constituintes prosódicos no Português Brasileiro (particularmente sobre o pé, a palavra fonológica e o grupo clítico) e de que, no processo de aquisição da escrita, com base nesses constituintes são elaboradas hipóteses, por parte do escrevente, acerca dos limites de palavra, especificamente dos monossílabos átonos em relação às palavras lexicais que lhe são adjacentes. Investiga-se, em última instância, como se dá, por meio da escrita, o jogo de representações na escrita da segmentação do continuum fônico a partir de constituintes prosódicos (AU)

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