Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do desempenho de chapas aglomeradas homogeneas de bambu da especia dendrocalamus giganteus atraves de ensaios de resistencia mecanica fabricadas com resinas ureia-formaldeido e poliuretana a ba..

Processo: 07/59434-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ivaldo de Domenico Valarelli
Beneficiário:Ivaldo de Domenico Valarelli
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Chapa de partículas  Bambu 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bambu | Chapa Aglomerada | Chapa De Particulas | Resina Ureia-Formaldeido

Resumo

Cada vez mais, soluções e propostas ambientalmente corretas são buscadas no ramo industrial e florestal, almejando as metas do desenvolvimento sustentável. Devido à gradativa redução da oferta de madeira no Brasil, novos investimentos no setor de reflorestamento foram direcionados para outros focos, como por exemplo, o cultivo do bambu. O bambu é um material vantajoso que se adapta a todo tipo de solo e terreno, inclusive em plantações onde os terrenos estão desgastados. Requer poucos nutrientes e seus maiores rendimentos são obtidos nas zonas onde se cultiva cana de açúcar e há presença de água. Seus resíduos constituem uma fonte importante de matéria prima que ainda não encontrou sua devida valorização, mas que similar a outros materiais, seu cultivo, processamento e utilizações geram grandes quantidades de resíduo que devem ser descartados em locais apropriados, ou acoplados a novos produtos. Buscando uma solução para o problema da escassez da madeira, a geração de resíduos e a valorização do material bambu, esta pesquisa tem por objetivo a fabricação de chapas aglomeradas homogêneas de cavacos de bambu, oriundas de várias fontes geradoras, fabricadas com diferentes porcentagens de adesivos uréia-formaldeído e poliuretana a base de mamona (6%, 8%, 10% e 12% em peso de material seco). As características físicas e de resistência mecânica nas chapas serão avaliadas por meio de ensaios normatizados pela ABNT NBR 14810-3, tais como: coeficiente de absorção de água, umidade relativa, massa específica, inchamento, resistência à flexão e tração paralela às fibras, como também, análise da adesão interna das partículas, objetivando assim escolher o melhor traço para posterior aplicação das chapas na indústria de móveis ou na construção civil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALARELLI, IVALDO DE DOMENICO; GOMES BATTISTELLE, ROSANE AP; PEREIRA BUENO, MARCUS ANTONIO; BEZERRA, BARBARA STOLTE; DE CAMPOS, CRISTIANE I.; ALVES, MANOEL C. DE S.. Physical and mechanical properties of particleboard bamboo waste bonded with urea formaldehyde and castor oil based adhesive. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 19, n. 1, p. 1-6, . (07/59434-9)