Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito da suplementacao com proteinas do soro de leite bovino enriquecido com tgf-beta sobre o estado nutricional e a funcao de linfocitos em pacientes com doenca de crohn

Processo: 08/53902-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Marluce dos Santos Vilela
Beneficiário:Maria Marluce dos Santos Vilela
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Crohn  Fator de crescimento transformador beta 

Resumo

A Doença de Crohn (DC) é uma desordem inflamatória crônica, que afeta primariamente o intestino, resultando em incompetência da barreira intestinal onde ocorrem regiões inflamadas separadas por mucosa sadia, ulceração aftosa, fistulização, com evidência de inflamação transmural granulomatosa. Há aumento da permeabilidade intestinal, redução da atividade do sistema muco ciliar da mucosa e alterações nas junções epiteliais. Pode ocorrer desde deficiência de oligoelementos até desnutrição grave. Sua origem permanece um enigma, mas há a hipótese de processo autoimune para antígeno da microbiota intestinal, no qual o sistema imune inato e adaptativo (humoral e celular) estão envolvidos. O diagnóstico é estabelecido pela clínica e imagens da endoscopia e radiologia, confirmadas pela histologia do tecido intestinal. Há secreção de elevada quantidade de Interleucinas pró-inflamatórias, radicais intermediários do Oxigênio e baixa produção de GSH e de citocinas reguladoras (TGF-ß, IL-17, IL-10) com propriedades antiinflamatórias, ações na re-epitelização e na produção de mucina. O objetivo desta pesquisa é investigar o papel de um concentrado de proteínas de soro de leite bovino contendo TGF-ß, administrado durante treze semanas, sobre a reação inflamatória da doença de Crohn. O desenho do estudo é prospectivo e de intervenção com suplemento nutricional. A inflamação será avaliada antes, durante e após a intervenção, através da dosagem do sistema oxidante (H202) eantioxidante enzimático da Glutationa (GSH), padrão de resposta proliferativa de linfócitos T estimulados por BCG e fitohemaglutinina e dosagem das interleucinas TGF-ß, TNF-α, IFN-γ, IL-4, IL-6, IL-10, IL-12 do sobrenadante da cultura. O índice de atividade da doença será avaliado mensalmente através de score clínico e provas de atividade inflamatória. Recordatório alimentar e estado nutricional serão avaliados antes e após a intervenção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, JULIA FIGUEIREDO; OYA, VANESSA; RODRIGUES COY, CLAUDIO SADDY; MORCILLO, ANDRE MORENO; SEVERINO, SILVANA DALGE; WU, CHAO; SGARBIERI, VALDEMIRO CARLOS; DOS SANTOS VILELA, MARIA MARLUCE. Whey and soy protein supplements changes body composition in patients with Crohn's disease undergoing azathioprine and anti-TNF-alpha therapy. NUTRICION HOSPITALARIA, v. 31, n. 4, p. 1603-1610, APR 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Maria Marluce dos Santos. Avaliação da composição corporal e de marcadores da inflamação de pacientes com doença de Crohn. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.