Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumidor e a certificação da segurança do alimento em restaurantes comerciais

Processo: 09/52215-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Elisabete Salay
Beneficiário:Elisabete Salay
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento alimentar  Segurança alimentar  Qualidade dos alimentos  Controle da qualidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentacao Fora De Casa | Atitude | Certificacao De Qualidade | Seguranca Do Alimento | Validacao

Resumo

O número de refeições realizadas alimentar fora do domicílio é crescente no Brasil. Todavia, a ocorrência de doenças de origem alimentar, principalmente as provenientes de contaminação microbiológica, em serviços de alimentação é preocupante. É necessário, portanto, concentrar esforços na geração de conhecimento para a concepção e implementação de programas que busquem a segurança alimentar na alimentação fora do lar. A certificação da segurança ao alimento é uma ferramenta que pode promover tanto a informação e conscientização do consumir como também a implementação de métodos de controle da segurança pelas empresas. O objetivo deste estudo é identificar e analisar a atitude de uma amostra de indivíduos adultos de Campinas - SP em relação aos selos de qualidade em restaurantes comerciais, identificando sua associação com o conhecimento sobre os riscos microbiológicos e com indicadores socioeconômicos e demográficos. Para a coleta dos dados em 300 indivíduos, será construído um questionário que se dividirá em quatro partes: 1ª) observação da existência dos selos de qualidade por parte dos consumidores nos restaurantes, 2ª) escala que medirá as atitudes com relação aos selos de qualidade (Escala Likert), 3ª) escala de conhecimento sobre os A riscos microbiológicos e a 4ª) caracterização socioeconômica e demográfica. Os dados quantitativos serão agrupados em banco de dados e analisados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 17.0. As escalas serão validadas. Estatísticas descritivas básicas serão calculadas. Serão utilizados testes paramétricos e/ou não paramétricos para a comparação dos resultados segundo variáveis sócio-demográficas e níveis de conhecimento (ANOVA, test - de student, Qui-Quadrado, etc). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UGGIONI, PAULA LAZZARIN; SALAY, ELISABETE. Reliability and validity of a scale to measure consumer attitudes regarding the private food safety certification of restaurants. APPETITE, v. 58, n. 2, p. 470-477, . (09/52215-5)