Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao de farmacos sobre as lesoes celulares induzidas por isquemica e reperfusao hepatica em roedores: estudo morfologico e funcional.

Processo: 07/58729-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Murched Omar Taha
Beneficiário:Murched Omar Taha
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes  Transplantes  Roedores  Reperfusão  Isquemia  Óxido nítrico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | Isquemia | Oxido Nitrico | Reperfusao | Roedores | Transplante

Resumo

A lesão celular provocada por alteração circulatória grave, como a isquemia e reperfusão, é um importante obstáculo na recuperação morfológica e funcional de órgãos após transplante. Com base no conhecimento do papel dos radicais livres de oxigênio nas lesões celulares de órgãos submetidos à isquemia (I) durante o processo de preservação para transplante e reperfusão (R) durante o transplante, torna-se necessário ampliar nosso conhecimento sobre a ação de substâncias endógenas (Ex. óxido nítrico) ou farmacológicas (Ex. antioxidantes) capazes de proteger os tecidos biológicos dos efeitos deletérios causados pela I/R. Deste modo, o presente projeto visa investigar, do ponto de vista morfológico e funcional, a ação de fármacos sobre as lesões celulares induzidas por I/R hepática em roedores. Os animais serão submetidos ao clampeamento total do pedículo hepático por diferentes períodos de tempo para produzir isquemia. Após os 60 minutos de isquemia, os clampes serão retirados, permitindo a reperfusão do fígado. Serão estudados os efeitos de diferentes fármacos (L-arginina, L-NAME, Atenolol, Alopurinol, heparina, FK 506, Ciclosporina A, Glutationa, purinas e outras) sobre as lesões produzidas por I/R, do ponto de vista morfológico (análise histológica, morfométrica, imunohistoquímica de marcadores de lesão celular, reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR)) e funcional (TGO, TGP e DHL). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)