Busca avançada
Ano de início
Entree

Como o tratamento hipolipemiante modifica a expressão e níveis séricos da proteína C reativa e possíveis implicações clínicas

Resumo

A aterosclerose é uma doença inflamatória associada ao acúmulo de lípides na parede vascular. Reações imunes atraem células infamatórias para a íntima vascular e estas modificam a expressão de várias substâncias, determinando um contínuo processo inflamatório desde o início de formação das placas até suas complicações isquêmicas. Assim, a aterosclerose tem sido associada a aumentos de marcadores inflamatórios, sendo a proteína C reativa (PCR), o biomarcador mais utilizado, com determinação laboratorial e valor prognóstico para desfechos cardiovasculares, estabelecidos. As estatinas interferem no processo de isoprenilação de pequenas proteínas, entre as quais a proteína Rho, relacionada à transcrição da PCR, uma condição que pode estar associada a diminuição de seus níveis séricos. A ezetimiba um inibidor da absorção de colesterol, embora isoladamente não modifique os níveis da PCR, em adição às estatinas promove expressiva redução adicional desta proteína por mecanismo desconhecido. De forma interessante, os níveis séricos de LDL-C apresentam baixa correlação com os níveis da PCR, após tratamento com estatinas. Objetivos: examinar os efeitos do tratamento com estatina e ezetimiba isolados ou combinados na expressão da PCR. Métodos: pacientes de ambos os sexos, em prevenção secundária da aterosclerose (n=150)e com níveis de PCR = 2 mg/L serão aleatorizados para tratamento com atorvastatina (40 mg), ezetimiba (10 mg) ou a combinação desses fármacos, por um mês. Serão examinados os efeitos do tratamento na expressão da PCR e da proteína Rho em monócitos do sangue (RT-PCR), na síntese de colesterol (latosterol e desmosterol séricos) e em sua absorção (beta-sitosterol e campesterol séricos) determinados por cromatografia gasosa e espectrometria de massa no período basal e ao término do estudo, ao lado da quantificação sérica da PCR de alta sensibilidade (nefelometria) e do perfil lipídico. Assim, o estudo pretende elucidar mecanismos de redução da PCR pelo tratamento hipolipemiante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL LINS, LIVIA CAMPOS; FRANCA, CAROLINA NUNES; HELFENSTEIN FONSECA, FRANCISCO ANTONIO; MELO BARBOSA, SIMONE PINTO; MATOS, LIVIA NASCIMENTO; AGUIRRE, ANA CAROLINA; BIANCO, HENRIQUE TRIA; DO AMARAL, JONATAS BUSSADOR; IZAR, MARIA CRISTINA. Effects of Ezetimibe on Endothelial Progenitor Cells and Microparticles in High-Risk Patients. Cell Biochemistry and Biophysics, v. 70, n. 1, p. 687-696, . (09/50052-1)
BARBOSA, SIMONE P.; LINS, LIVIA C.; FONSECA, FRANCISCO A.; MATOS, LIVIA N.; AGUIRRE, ANA C.; BIANCO, HENRIQUE T.; AMARAL, JONATAS B.; FRANCA, CAROLINA N.; SANTANA, JOSE M.; IZAR, MARIA C.. Effects of ezetimibe on markers of synthesis and absorption of cholesterol in high-risk patients with elevated C-reactive protein. Life Sciences, v. 92, n. 14-16, p. 845-851, . (09/50052-1)