Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxicidade de diferentes emulsões lipídicas em linfócitos e neutrófilos de pacientes com câncer gástrico ou de cólon

Processo: 08/00163-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Cury Boaventura
Beneficiário:Maria Fernanda Cury Boaventura
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apoptose  Linfócitos  Necrose  Neutrófilos  Ácidos graxos  Nutrição parenteral 

Resumo

Vários tipos celulares têm apresentado aspectos de morte celular após exposição aos ácidos graxos. Anteriormente, em nosso laboratório, observamos alteração na funcionalidade dos linfócitos através do decréscimo de proliferação logo após a infusão de uma emulsão lipídica (EL), à base de óleo de soja (EOS), rica em triglicérides de cadeia longa (TCL) n-6, e de uma EL à base de óleo de oliva (EOO), rica em TCL n-9 (Clinoleic ®) em indivíduos saudáveis. Posteriormente, a toxicidade dos ácidos oléico (AO) e linoléico (AL), presentes em concentrações elevadas nas emulsões de óleo de oliva e de soja, respectivamente, foi observada nas células Jurkat, uma linhagem humana de linfócito T (CURY-BOAVENTURA et al., 2004), Raji, uma linhagem humana de linfócito B (CURY-BOAVENTURA et al., 2005), e linfócitos humanos do sangue periférico in vitro. A toxicidade da EOS e da EL rica em triglicérides de cadeia média (TCM) e triglicérides de cadeia longa (TCL) -6 (50:50) (ETCM) em linfócitos e neutrófilos humanos do sangue periférico também foi observada in vivo. A EOO foi tóxica apenas para linfócitos humanos. Verificamos que os ácidos graxos isolados, a EOS e a ETCM promovem apoptose e necrose em linfócitos e neutrófilos de indivíduos saudáveis e a EOO promove apenas necrose de linfócitos. A EOS teve um efeito mais pronunciado na toxicidade e na funcionalidade quando comparada a EOO e ETCM. A incorporação de lipídios nas dietas parenterais é necessária para atingir as necessidades energéticas de pacientes em estresse e para prevenir a deficiência de ácidos graxos essenciais. A indução de morte de leucócitos por ácidos graxos e pelas ELs pode ter papel importante na diminuição da resposta imune em pacientes recebendo ELs na terapia nutricional parenteral. A partir destes resultados investigaremos a toxicidade de diferentes ELs, com diferentes proporções de ácidos graxos, em linfócitos e neutrófilos humanos visando a adequação de uma EL que atenda as necessidades energéticas de pacientes com câncer gástrico, e de cólon, sem causar efeitos imunossupressores. Utilizaremos uma EL rica em triglicérides de cadeia média e triglicérides de cadeia longa (TCL) n-6 (50:50) (Lipofundin ®) e uma emulsão de óleo de peixe rica em TCL n-3 (Omegaven ®). O tipo de morte celular e os mecanismos envolvidos na morte celular induzida pelas ELs também será investigado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURY-BOAVENTURA, MARIA FERNANDA; MATOS DE MIRANDA TORRINHAS, RAQUEL SUSANA; PEREIRA DE GODOY, ANDRE BORELLA; CURI, RUI; WAITZBERG, DAN LINETZKY. Human Leukocyte Death After a Preoperative Infusion of Medium/Long-Chain Triglyceride and Fish Oil Parenteral Emulsions: A Randomized Study in Gastrointestinal Cancer Patients. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, v. 36, n. 6, p. 677-684, NOV 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.