Busca avançada
Ano de início
Entree

Gentrification e espaço urbano: estudo comparativo de bairros operários através da teoria da comunicação intercultural - os casos de Sorocaba/Brasil e Barcelona/Espanha

Processo: 08/04928-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Celso da Silva
Beneficiário:Paulo Celso da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades  Comunicação interpessoal  Comunicação de massa  Comunicação intercultural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | Comunicação Interpessoal E Massiva | cotidiano | gentrification | Liminal liminoid | Teoria Da Comunicação Intercultural | Comunicação E Cidade

Resumo

As melhoras físicas que são implantadas em bairros considerados - principalmente, pelo poder público e mercado imobiliário - como áreas degradadas, elevando o status social, econômico e/ou cultural - são conhecidas como Gentrification. Este estudo analisa dois bairros de industrialização têxtil, um brasileiro e outro espanhol, onde, em sua formação receberam o epíteto de Manchester, lembrando a cidade inglesa industrial. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma aproximação teórica e prática do conceito e do fenômeno da Gentrification na comunicação tendo como objeto de estudos e comparação dois bairros desenvolvidos a partir da industrial tradicional têxtil, no Brasil e na Espanha, ambas com o epíteto de Manchester. Nossa hipótese é que a imprensa escrita é um importante agente social na gentrification de bairros dessa natureza, muitas vezes servindo interesses que ultrapassam seu papel de prestar um serviço informativo à população, direcionando a opinião pública para a necessidade da requalificação e transformações em um determinado espaço urbano, muitas vezes contrariando as opiniões e necessidades dos moradores locais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)