Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise metagenômica da microbiota intestinal de frangos de corte alimentados com rações a base de milho ou de sorgo.

Processo: 10/11775-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Marcos Macari
Beneficiário:Marcos Macari
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luiz Roberto Furlan
Assunto(s):Biologia molecular  Mucosa intestinal  Fisiologia comparada  Metagenômica  Frangos de corte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | Frangos de corte | metagenômica | microflora intestinal | Mucosa Intestinal | Produção Animal | Fisiologia comparada

Resumo

O presente projeto tem por objetivo utilizar a metagenômica para avaliar as alterações na composição da microbiota do intestino delgado de frangos de corte alimentados com rações a base de milho ou de sorgo, fornecidas desde o primeiro dia de idade, através do sequenciamento dos fragmentos do gene 16S rDNA obtidos por PCR. O DNA total de amostras de conteúdo luminal mais mucosa do intestino delgado de frangos de corte de 21 dias será extraído e submetido à amplificação por PCR com primers específicos para a subunidade ribossomal 16S do DNA. Os fragmentos amplificados serão clonados, sequenciados e, posteriormente, os resultados obtidos serão comparados com as sequências depositadas no GenBank para construção de árvores filogenéticas com todas as cepas, previamente conhecidas ou não, encontradas nas amostras.Os estudos de metagenomica trazem inúmeras vantagens em relação aos métodos baseados em cultura in vitro, dentre as quais uma maior eficiência na identificação de cepas. A importância desta caracterização efetiva se dá pela atuação da microflora no desempenho animal, influenciando na regulação de diversos processos digestivos e metabólicos no trato gastrointestinal, e principalmente pelos mecanismos da microbiota no desenvolvimento de resistência bacteriana à patógenos comuns de animais e humanos, bem como a real eficácia dos produtos utilizados para seu controle. A identificação dos efeitos dos diversos fatores na microbiota é normalmente realizada por métodos de cultura, o que limita o número de cepas analisadas, podendo não refletir o real efeito destes produtos sob a comunidade microbiana como um todo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUNEDO, R.; FERNANDEZ-ALARCON, M. F.; CARVALHO, F. M. S.; FURLAN, L. R.; MACARI, M.. Analysis of the intestinal bacterial microbiota in maize- or sorghum-fed broiler chickens using real-time PCR. BRITISH POULTRY SCIENCE, v. 55, n. 6, p. 795-803, . (10/11775-5)