Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação composicional em sorossilcatos e ciclossilicatos de Zr, Nb e Ti em rochas alcalinas agpaíticas e seu significado petrológico

Processo: 10/20476-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Gaston Eduardo Enrich Rojas
Beneficiário:Gaston Eduardo Enrich Rojas
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Excelso Ruberti ; Rogério Guitarrari Azzone
Assunto(s):Mineralogia  Petrografia  Química inorgânica  Rochas magmáticas  Silicatos 

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo da composição química de minerais dos grupos da cuspidina-wöhlerita, mosandrita e eudialita. Esses minerais são sorossilicatos e ciclossilicatos de Zr, Ti, Nb e ETR de ocorrência rara e restrita a rochas alcalinas agpaíticas. Os procedimentos analíticos irão combinar técnicas de microanálise tais como a microssonda eletrônica, que permite a obtenção de elementos maiores e menores, e a ablação a laser acoplado a um espectrômetro de massa (LA-ICPMS), que obterá os elementos traços.A contribuição científica pretendida inclui um estudo cristaloquímico de detalhe, bem como sua caracterização textural e contextualização petrológica em algumas das ocorrências alcalinas da Plataforma Sul Americana. O estudo cristaloquímico de cada fase mineral enfatizará a distribuição catiônica adequada dos elementos químicos encontrados, identificação de variações composicionais, mecanismos de substituições iônicas e suas extensões. Além disso, as observações texturais e a quantificação dos elementos traços deverão fornecer informações do ambiente de cristalização, permitindo desvendar a história magmática/hidrotermal e possíveis reações magmáticas envolvidas na gênese e evolução desses os minerais acessórios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENRICH ROJAS, GASTON EDUARDO; RUBERTI, EXCELSO; AZZONE, ROGERIO GUITARRARI; GOMES, CELSO DE BARROS. Eudialyte-group minerals from the Monte de Trigo alkaline suite, Brazil: composition and petrological implications. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 46, n. 3, p. 411-426, SEP 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.