Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagramas de fases, segundo coeficiente virial osmótico e cristalização de proteínas com sal volátil

Processo: 10/52524-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Everson Alves Miranda
Beneficiário:Everson Alves Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalização  Proteínas 

Resumo

A cristalização e a precipitação são importantes operações unitárias de relevância em processos de separação de proteínas. Normalmente, durante as etapas de separação, grandes volumes de soluções que contêm eletrólitos, freqüentemente empregados em precipitação/cristalização, são gerados. O uso de eletrólitos voláteis surge como uma alternativa ao uso de sais convencionais a esse tipo de processo, pois por elevação de temperatura ou abaixamento de pressão, o eletrólito passa para a forma gasosa e pode ser reutilizado sem purificação adicional. A eficiência da cristalização/precipitação depende da localização das fases nos diagramas de equilíbrios, sendo estes geralmente referidos como mapas que representam o estado do material como função de variáveis relevantes no sistema. O objetivo deste projeto é determinar experimentalmente diagramas de fases de precipitação/cristalização de proteínas (insulinas suína e bovina e lisozima como proteínas modelo) utilizando como agente precipitante o sal volátil carbamato de amônio. Para a determinação da estrutura deste diagrama, as interações proteína-proteína são relevantes e o parâmetro termodinâmico conhecido como "segundo coeficiente virial osmótico", B22, está correlacionado ao comportamento de fase de uma solução protéica. Além da investigação do processo de cristalização de proteínas com carbamato de amônio através do uso de diagramas de fases, os resultados obtidos serão relacionados ao parâmetro B22. Pretende-se identificar nos diagramas condições onde ocorra a formação de precipitado amorfo ou cristalino, e relacioná-las ao valor do B22. Este estudo deve permitir a seleção de condições ótimas com o intuito de reduzir as quantidades de proteína utilizada e o número de condições inicialmente testado para obter sucesso na cristalização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS HIRATA, GISELE ATSUKO; PESSOA FILHO, PEDRO DE ALCANTARA; MIRANDA, EVERSON ALVES. Solid-liquid equilibrium for proteins in solutions with an unconventional salt (ammonium carbamate): Phase behavior analysis. Fluid Phase Equilibria, v. 443, p. 1-8, JUL 15 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.