Busca avançada
Ano de início
Entree

Patente UNICAMP: grânulos mucoadesivos compostos de nono ou microesferas de quitosana capazes de incorporação e liberação controlada de compostos ativos - (grânulos)

Processo: 08/55019-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Roberto de Alencar Lotufo
Beneficiário:Roberto de Alencar Lotufo
Instituição Sede: Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana  Processos de transformação de polímeros  Extrusão de polímeros  Microencapsulação  Microgrânulos  Patentes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Encapsulacao | Esferonizacao | Extrusao | Granulos | Nanoesferas | Quitosana

Resumo

A presente invenção descreve uma composição de grânulos mucoadesivos compreendendo nano e/ou micro-esferas de quitosana associados a um excipiente de granulação bem como um processo de produção desses grânulos. O grânulo mucoadesivo a que se refere esta invenção compreende: (a) pelo menos um composto ativo incorporado em micro e/ou nanopartículas de quitosana e (b) um excipiente de granulação. Além disso, reivindica as composições farmacêuticas que compreendam em sua formulação os respectivos grânulos mucoadesivos mencionados. As propriedades desses grânulos potencializam maior eficiência de ação in vivo de fármacos ou bioativos veiculados quando administrados através de mucosas, redução de efeitos colaterais, preservação da atividade de bioativos lábeis e redução da concentração e frequência de doses. O processo de produção pode ser operado em regime semi-contínuo ou descontínuo, em condições estéreis, e permite ser escalonado para aplicação no setor industrial. Inicialmente, o bioativo é encapsulado em micro ou nanopartículas de quitosana, em dispersão aquosa. Em seguida, as partículas são separadas por centrifugação, e removido o meio aquoso. As partículas úmidas são secas até a umidade residual de 75%. Os excipientes para granulação são adicionados à massa úmida que é submetida ao processo de granulação por extrusão-esferonização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)