Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapa de caracterização da escrita científica: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior

Processo: 11/06555-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química  Ensino e aprendizagem  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em Química | Ensino Superior | linguagem científica | Educação em Química

Resumo

Nas últimas décadas, pesquisadores da área de educação em ciências têm destacado a importância da linguagem científica como elemento essencial tanto para a prática da ciência quanto para seu aprendizado. No entanto, percebemos que em nosso país o desenvolvimento de recursos e estratégias dedicadas à apropriação da linguagem científica por parte dos alunos de graduação em química ainda é incipiente, bem como a realização de pesquisas que possam fornecer subsídios aos professores e alunos na realização de tarefas dessa natureza. Assim, durante a realização deste projeto, temos como objetivo propor um Mapa de Caracterização da Escrita Científica que contemple características essenciais à produção de textos da área de química e investigar o seu funcionamento como facilitador no aprimoramento da escrita científica de alunos de graduação em química. Para tanto, tomaremos como referenciais teóricos os estudos de Latour, Coracini e Campanario, direcionados à compreensão da retórica dos artigos científicos, e os estudos de Oliveira e Queiroz sobre aspectos estruturais de textos científicos da área de química. Os dados coletados para esta pesquisa serão provenientes do acompanhamento de atividades aplicadas em disciplinas de química, da coleta dos textos científicos produzidos pelos alunos nas disciplinas, do registro em áudio de entrevistas realizadas com professores de química e da seleção de artigos científicos da área de química. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. Química Nova, v. 37, n. 9, p. 1559-1565, . (11/06555-9)
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UMA REVISÃO. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562, . (11/06555-9)
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de Química. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857, . (11/06555-9)