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Programa de desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais em crianças

Processo: 11/07664-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Luciana Carla dos Santos Elias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais  Habilidades sociais  Comportamento e mecanismos comportamentais  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento e aprendizagem | Habilidades Sociais | Psicologia da educação

Resumo

A literatura tem apontado para a importância das habilidades de solução de problemas interpessoais (HSPI), no nível de adaptação psicossocial dos indivíduos. Crianças com melhor desempenho nas HSPI mostram-se melhor adaptadas às situações de vida, ao passo que as com dificuldades nessas habilidades frequentemente sinalizam problemas de relacionamento, comportamento, desempenho escolar, entre outros. Tendo em vista que essas habilidades são aprendidas e podem ser desenvolvidas a partir dos quatro anos de idade, observa-se o caráter preventivo que o treino dessas habilidades pode ter, a fim de evitar problemas psicossociais na meninice e adolescência. Diante desse contexto o presente trabalho tem por objetivo criar um programa culturalmente adaptado para o desenvolvimento de HSPI com crianças de seis a 10 anos, o qual possa ser de fácil implantação em diferentes instituições que trabalhem com essa faixa etária. O programa será criado e testado quanto à sua eficácia e implantação, aplicando-o em crianças pertencentes à rede municipal de ensino de Cravinhos, com objetivo de desenvolver as HSPI e oferecer suporte acadêmico. O número de participantes será de 200 crianças. O programa será aplicado por professoras da rede (previamente treinadas) e por auxiliares (estudantes de psicologia). As crianças serão avaliadas antes e após a intervenção e cinco meses após o término da intervenção quanto às suas HSPI, problemas de comportamento e desempenho acadêmico. O programa será constituído de 40 temas os quais serão desenvolvidos em 40 encontros com duração de uma hora. Durante a aplicação do programa existirá grupo de comparação o qual não receberá nenhum tipo de intervenção. Espera-se verificar a eficácia do programa e a possibilidade de implantação por diferentes profissionais da área da educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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