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Análise do processo inclusivo nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG): Parceria entre UFSCar e UNIFAL-MG

Processo: 11/09365-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Beneficiário:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Claudia Gomes ; Helka Fabbri Broggian Ozelo ; Roberta Cornélio Ferreira Nocelli ; Silvana Perissatto Meneghin
Assunto(s):Educação especial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação inclusiva | formação docente | Necessidades Educacionais Especiais | Educação Especial/Inclusiva

Resumo

Explorar o tema da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é ater-se aos desafios tanto de ordem estruturais e organizacionais das escolas públicas brasileiras, como comprometer-se na discussão da falta de recursos e formação quanto no que concerne às barreiras atitudinais dos profissionais envolvidos com a temática. Assim, visualizando contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das necessidades educacionais especiais e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional e possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação do processo inclusivo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática. A busca pela construção de uma escola democrática diz respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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