Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedade intelectual e pesquisa biológica no Brasil: as dificuldades e necessidades da comunidade científica nacional

Resumo

O papel da tecnologia como fator determinante do crescimento econômico e competitividade aumentou nos últimos vinte anos. As chamadas novas tecnologias genéticas aceleraram o desenvolvimento tecnológico em setores que não eram intensamente baseados em pesquisa. Os cientistas passaram a ter um papel mais decisivo. A proteção da propriedade intelectual (PPI) tornou-se crítica. Para o Brasil, ela tem implicações sobre: a) inovação industrial; b) investimentos externos; c) proteção da inovação doméstica e d) proteção da biodiversidade. A biotecnologia é uma das novas tecnologias genéricas e tem importância especial para o Brasil, com aplicações na Agricultura e na proteção dos recursos naturais. O Brasil sofre de problemas crônicos relativos à baixa atividade de inovação industrial, à disjunção entre a pesquisa universitária e o setor produtivo, e de problemas novos, como evasão de divisas através do patenteamento de produtos naturais nativos por empresas estrangeiras. A comunidade científica brasileira, concentrada nas universidades, pode não estar devidamente preparada, apoiada e assessorada para lidar com questões relativas à PPI. Este projeto propõe um estudo para verificar esta hipótese. O objetivo é gerar recomendações que ajudam a equipar esta comunidade para a nova realidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COUTINHO‚ M.; BALBACHEVSKY‚ E.; HOLZHACKER‚ D.O.; DA COSTA PATRAO‚ D.; VENCIO‚ R.N.Z.; DA SILVA‚ R.L.M.; LUCATELLI‚ M.L.G.; DOS REIS‚ L.F.; MARIN‚ M.A.. Intellectual property and public research in biotechnology: the scientists opinion. SCIENTOMETRICS, v. 58, n. 3, p. 641-656, . (00/11364-3)