Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparative Analysis of Activation Phenotype, Proliferation, and IFN-gama Production by Spleen NK1.1+ and NK1.1- T cells during Plasmodium chabaudi AS.

Processo: 10/00749-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Maria Regina D'Império Lima
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interferon gama  Malária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:IFN-gama | malária | Nk1 | Plasmodium chabaudi AS | proliferation | 1+ T cells | Imunologia das Parasitoses

Resumo

A molécula Nk1.1 participa na ativação das células NK, NKT e T, contribuindo para a produção de IFN-gama e citotoxicidade. Para caracterizar o início da resposta imune ao Plasmodium chabaudi AS, células NK1.1+ e NK1.1- do baço foram comparadas em camundongos C57BL/6 infectados. O primeiro pico de parasitemia nos camundongos C57BL/6 correlaciona com o aumento do número das células CD4+NK1.1+TCR±²+, CD8+NK1.1+TCR±²+ e CD4+NK1.1-TCR±²+ por baço, com um alto incremento para as células NK1.1+ T comparadas com as células NK1.1- T. De acordo com a abilidade de reconhecer o tetrâmero CD1d-alfa-Gal-Cer, as células CD4+NK1.1+ no dia 7 de infecção não são predominantemente células NKT invariantes. Neste tempo, a maioria das células NK1.1+ T e por volta de 30% das células NK1.1- T apresentam o fenótipo de células ativadas/experimentadas (CD44HICD69HICD122HI), com alta expressão de Fas e PD-L1 que correlacionam com sua baixa capacidade proliferativa. No entanto, apesar da produção de IFN-gama pelas células CD4+NK1.1+ pchegar ao seu pico máximo no dia 4 de infecção, a resposta de produção de IFN-gama pelas céluals CD4+NK1.1- continua a crescer até o dia 5 de infecção. Nós também observamos, no dia 7 de infecção, um aumento em duas vezes na porcentagem de células perforina+ entre as células CD8+NK1.1+ comparadas as células CD8+NK1.1-. Estes resultados indicam que as células NK1.1+ e NK1.1- T do baço respondem a infecção aguda pelo Plasmodium chabaudi com diferentes cinéticas em termos de ativação, proliferação e produção de IFN-gama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)