Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciências da linguagem e didática das línguas

Processo: 11/08221-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Véronique Marie Braun Dahlet
Beneficiário:Véronique Marie Braun Dahlet
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguística aplicada  Análise do discurso  Discursos  Didática  Gramática  Linguagem  Socialização  Línguas  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didatica das linguas | discursos sociais | gramáticas | linguagem e socializaçao | linguas de especializaçao | analise de discurso ; linguistica aplicada

Resumo

A coletânea comporta 23 artigos de pesquisadores brasileiros e franceses especialistas em ciências da linguagem, mais especificamente, em análise de discurso, enunciação e linguística aplicada. Tratam-se, portanto, de estudos que integram questões atuais bem como avanços concernentes à linguagem e às línguas. O livro se estrutura em duas partes. A primeira, intitulada Apropriação dos discursos, contém três vertentes que se complementam: o capítulo 1 se pauta em discursos sociais e na maneira como o sentido se elabora e circula na interface sujeito/sociedade, enquanto que o capítulo 2 mostra a necessidade de se expressar as experiências pela linguagem para se tornar sujeito de sua história. O capítulo 3, a partir das questões de enunciação, denominação e argumentação, associa a apropriação dos discursos com a produção do sentido. A segunda parte do livro volta-se para a Didática das línguas. O capítulo 4 inicia essa segunda seção e retoma as condições de emergência e autonomia da disciplina. Os capítulos 5 e 6 abordam temáticas recorrentemente discutidas em didática das línguas: numa dada língua ensinada, qual língua ensinar e com qual tipo de gramática? Qual a melhor estratégia de ensino/aprendizagem quando se trata de adquirir uma língua de especialidade? Enfim, as duas partes do livro são enquadradas por dois textos que indicam os caminhos das ciências da linguagem e da didática das línguas e reafirmam os valores intelectuais e sociais que as legitimam e promovem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)