Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimizador de inserções de anúncios em mídia impressa através do modelo de média-variância

Processo: 02/12864-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Pedro Jesus Fernandez
Beneficiário:Pedro Jesus Fernandez
Empresa:Ipsos Novaction Brasil Ltda (Ipsos)
Município:
Assunto(s):Planejamento de mídia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelo De Markowitz | Modelo De Media-Variancia | Planejamento De Midia

Resumo

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de otimização de mídia impressa baseado no modelo de média-variância generalizado (conhecido também como Modelo de Markowitz generalizado), paradigma consagrado no mercado financeiro, mas ainda não explorado no mercado de mídia. Um modelo de média-variância apresenta-se sob a forma de um problema de programação quadrática em que a função-objetivo representa um compromisso entre o retorno esperado (rentabilidade) e variância do retorno (risco). Nessa abordagem, a diversificação das grades de inserções ocorre naturalmente, sem necessidade de restrições artificiais. Restrições lineares, tais como orçamento disponível, também podem ser inseridas no modelo. Na fase 1 deste projeto, a metodologia proposta foi implementada em um protótipo validado por meio de dados reais de consumo de revistas. Verificaram-se duas características fundamentais do modelo. Em primeiro lugar, ele permite que restrições lineares possam ser impostas e tratadas, o que confere ao modelo uma grande flexibilidade. Em segundo lugar, ele se mostra capaz de agilizar o processo de criação de planos eficientes de mídia. O objetivo central da fase 2 será desenvolver um sistema integrado e amigável de otimização de inserções em mídia impressa baseado no modelo de média-variância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)