Busca avançada
Ano de início
Entree

Design e construção do protótipo do Cherenkov Telescope Array Observatory

Processo: 10/19514-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Luiz Vitor de Souza Filho
Beneficiário:Luiz Vitor de Souza Filho
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Jose Todero Peixoto ; Elisabete Maria de Gouveia Dal Pino ; Grzegorz Kowal ; Gustavo de Araujo Rojas ; Ivone Freire da Mota e Albuquerque ; Marcelo Augusto Leigui de Oliveira
Assunto(s):Astronomia de raios gama  Raios cósmicos  Astrofísica de partículas  Telescópios  Observatório Cherenkov Telescope Array 

Resumo

Este projeto tem como intuito garantir a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo nos esforços de design e construção do Cherenkov Telescope Array (CTA) Observatory. O CTA é uma colaboração internacional que tem como intuito construir uma nova geração de telescópios terrestres sensíveis à radiação gama para estudar astrofísica de partículas cósmicas entre outros. Pretende-se construir uma centena de telescópios de três configurações distintas para estudar os raios gama com energia entre 10 GeV e 100 TeV. Telescópios terrestres para astronomia gama constituem uma técnica comprovada que tem produzido resultados importantes nas últimas duas décadas. O experimento CTA, o qual possuirá 10 vezes mais sensibilidade que quaisquer dos telescópios de raios-gama existentes, encontra-se na fase de estudo das configurações e potencialidades, e da escolha de sítios. Em particular, a Argentina apresenta-se como forte candidata para sediar a instalação do arranjo no hemisfério sul. A transição para a construção de um protótipo deverá ocorrer em meados de 2011 e a construção do experimento deverá começar em 2013. Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros abaixo listado foi aceito como membro da fase de construção do experimento. A participação brasileira dar-se-á em várias frentes, tais como, configuração dos telescópios através de simulações de Monte Carlo, desenvolvimento de pacotes para a análise de dados e da astrofísica das fontes emissoras. Graças à experiência dos pesquisadores brasileiros interessados no CTA em construir Observatórios de astrofísica de partículas, espera-se uma contribuição brasileira significativa na construção deste experimento. Sobretudo, considerando-se a possibilidade de que o CTA sul seja situado na Argentina, uma participação da indústria brasileira seria essencial para garantir o êxito da fase de construção. Nesta fase, a contribuição brasileira na construção dos telescópios pode, em princípio, dar-se na construção dos espelhos ou da estrutura mecânica dos telescópios. Contatos iniciais com indústrias nacionais já foram estabelecidos. Desta forma, este projeto tem como objetivo garantir a participação dos pesquisadores do Estado de São Paulo no CTA, propiciando aos mesmos: a) participar das reuniões da colaboração internacional do CTA, b) estabelecer contatos com a indústria nacional para definir itens a serem fabricados no Brasil, c) construir protótipos dos itens desenvolvidos no Brasil, testá-los e acoplá-los ao protótipo do telescópio e d) envolver-se nos esforços de simulações Monte Carlo e do desenvolvimento de softwares para análise dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Maior observatório de astronomia gama terá participação brasileira 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Made in Brazil 
Novo observatório astronômico terá participação brasileira 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUPANITSKY, A. D.; DE SOUZA, V. An upper limit on the cosmic-ray luminosity of individual sources from gamma-ray observations. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 12 DEC 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.