Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e construção de protótipo da estrutura dos telescópios do CTA

Resumo

Este projeto tem como intuito desenvolver e construir uma estrutura mecânica sofisticada para os telescópios do Cherenkov Telescope Array (CTA). O CTA é uma colaboração internacional que tem como intuito construir a nova geração de telescópios terrestres sensíveis à radiação gama para estudar astrofísica de partículas cósmicas. Pretende-se construir uma centena de telescópios de três configurações distintas para estudar os raios gama com energia entre 10 GeV e 100TeV. Telescópios terrestres para astronomia gama constituem uma técnica comprovada que tem produzido resultados importantes nas últimas duas décadas. O experimento CTA, o qual possuirá 10 vezes mais sensibilidade que quaisquer dos telescópios de raios gama existentes,encontra-se na fase de estudo das configurações e potencialidades. Em 2013 serão construídos os primeiros protótipos e a construção do experimento deverá começar em 2014. Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros (IFSC e UFABC), elaborou um projeto conceitual de uma estrutura mecânica para os telescópios do CTA quefoi aprovado pela colaboração internacional. A elaboração do projeto conceitual foi apoiada pela FAPESP através do Auxílio Regular de número 2010/19514-6. O pedido aqui apresentado refere-se a continuação deste trabalho para a realização de um desenho detalhado da estrutura e construção de um protótipo. A participação da colaboração brasileira na construção dos telescópios visa garantir o acesso aos dados que serão gerados pelo CTA que constituirão o conjunto de informações mais importante em astrofísica de partículas nas próximas duas décadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Made in Brazil 
Made in Brazil 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TODERO PEIXOTO, C. J.; DE SOUZA, VITOR; BIERMANN, PETER L. Cosmic rays: the spectrum and chemical composition from 10(10) to 10(20) eV. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 7 JUL 2015. Citações Web of Science: 0.
ANJOS, R. C.; DE SOUZA, V.; SUPANITSKY, A. D. Upper limits on the total cosmic-ray luminosity of individual sources. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 7 JUL 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.