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Programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais em pais de crianças com alterações de linguagem

Processo: 11/10536-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/11636-0 - Programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais em país de crianças com alterações de linguagem, BP.TT
11/15333-0 - Programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais em pais de crianças com alterações de linguagem, BP.TT
Assunto(s):Linguagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonoaudiologia | linguagem infantil | Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem | Linguagem

Resumo

As alterações de linguagem (AL) afetam cerca de 5% a 10% das crianças em fase pré-escolar. Devido à importância da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tanto no âmbito social quanto no educacional, crianças com AL apresentam tendência a manifestar déficits nestas áreas. No entanto, esses problemas podem ser evitados se as dificuldades forem abordadas de forma sistêmica pelos profissionais envolvidos e família. O objetivo principal desta pesquisa será desenvolver, implementar e testar a eficácia de um programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais (HCV) em pais de crianças com AL. O objetivo secundário será delinear o perfil funcional de comunicação (uso das HCV) de pais de crianças com AL. Serão participantes da pesquisa 10 díades de pais e crianças com AL, de ambos os gêneros, de 3 a 6 anos de idade, atendidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP. Esta pesquisa se desenvolverá em 3 fases, sendo a fase 1 - levantamento das HCV em pais de crianças com AL (gravações de interação espontânea pais e filhos), como pré-teste da intervenção, a fase 2 - planejamento e elaboração do programa de intervenção e de todo material adotado (CD-ROM, DVD, vídeos em geral, etc) e a fase 3 - implementação do programa de intervenção, com realização de novo levantamento das HCV destes pais (pós-intervenção). Neste programa, haverá basicamente o uso de estratégias teórico-práticas, com utilização de materiais teóricos (apostilas) e atividades práticas, com recursos áudio-visuais (DVD´s, CD-ROM´S, vídeos) e estratégias de vídeo-modelagens, dramatizações (role-playings). Na análise de dados, será realizada avaliação interobservadores independentes, com cálculo de concordância e análise estatística dos dados pré e pós intervenção. (AU)

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