Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualificação das práticas do enfermeiro na promoção do desenvolvimento infantil integral

Processo: 11/51012-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Maria de La Ó Ramallo Veríssimo
Beneficiário:Maria de La Ó Ramallo Veríssimo
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados de enfermagem  Desenvolvimento infantil  Diagnóstico de enfermagem  Enfermeiros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidado Centrado No Paciente | Desenvolvimento Infantil | Diagnostico De Enfermagem | Enfermagem Pediatrica | Processo De Enfermagem

Resumo

A qualificação das praticas de enfermagem inclui a padronização de linguagem, que permite melhor organização e sistematização das ações e coloca o fazer do profissional sob observação de forma ordenada, favorecendo, assim, seu refinamento e transformação constantes. No caso da saúde da criança o olhar para o crescimento e o desenvolvimento tem um lugar primordial, devido a sua relação com as condições de saúde. Contudo, na analise tanto da NANDA-I (North American Nursing Diagnoses Association - International) como da CIPE (Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem), observa-se que o termo desenvolvimento e utilizado de maneira imprecisa e pouco clara, com enfoque para situações de déficit ou de risco. Isso dificulta a seleção de diagnósticos adequados e não favorece a definição de ações apropriadas a promoção da saúde. Assim, propõe-se realizar investigações que contribuam para orientar adequadamente a(o) enfermeira(o) na seleção das intervenções necessárias para a promoção do desenvolvimento infantil. O subprojeto 1, Desenvolvimento infantil: analise de conceito, tem como objetivos realizar analise de conceito do termo desenvolvimento infantil e propor um enunciado diagnóstico sobre desenvolvimento infantil para as classificações de diagnósticos de enfermagem. O subprojeto 2, Construção de um catalogo CIPE sobre o acompanhamento do desenvolvimento infantil na rede básica de saúde, tem o objetivo de elaborar um catalogo CIPE sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos na rede básica de saúde. Ambos os subprojetos prevêem a realização de pesquisa bibliográfica sistematizada e trabalho de campo com profissionais de serviço e especialistas matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JULIANA MARTINS; RAMALLO VERISSIMO, MARIA DE LA O.. Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 1097-1104, . (11/51012-3)
DE SOUZA, JULIANA MARTINS; LOPES MONTEIRO DA CRUZ, DINA DE ALMEIDA; VERISSIMO, MARIA DE LA O. RAMALLO. Child Development: New Diagnoses for the NANDA International. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING KNOWLEDGE, v. 29, n. 2, p. 112-116, . (11/51012-3)
DE SOUZA, JULIANA MARTINS; RAMALLO VERISSIMO, MARIA DE LA O.. Child development: analysis of a new concept. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 23, n. 6, p. 8-pg., . (11/51012-3)