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O novo tempo e a aliança sacerdotal da comunidade de Qumran

Processo: 11/51991-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Nachman Falbel
Beneficiário:Nachman Falbel
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga  Judaísmo  Israel  Manuscritos  Mar Morto  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade De Qumran | Historia Antiga | Historia De Israel | Judaismo Do Segundo Templo | Manuscritos Do Mar Morto | Pergaminho Do Templo

Resumo

Desde sua construção no tempo do rei Salomão, o Templo de Jerusalém foi pedra angular do Javismo do Sul e, por conseguinte, do Judaísmo do Segundo Templo. O ‘Pensamento do Templo’; baseado nas regras de pureza e impureza dentro do espaço e tempo sagrados com as quais se orientava a vida sacerdotal, expandir-se-á de modo vigoroso nesse período com o crescimento da centralidade do santuário hierosolimita na sociedade pós-exílica. Ao mesmo tempo, a valorização do sacerdócio estava em seu auge. O sumo sacerdote foi, desde o retomo de Babilônia, o chefe religioso e político da nação judaica. Por volta do século a. C., uma comunidade fundada e liderada por sacerdotes, conhecida atualmente como Comunidade de Qumran, isolou-se da sociedade circundante, objetivando seguir uma estrita observância das regras sacerdotais de pureza. Em seu centro no deserto da Judeia, seus membros produziram e guardaram manuscritos através dos quais basearam e constituíram sua organização peculiar. Esses manuscritos são hoje denominados "Manuscritos do Mar Morto". Entre eles estão o Rolo do Templo, a Regra da Comunidade e o Documento de Damasco, fontes de suas normas comunitárias. E é com base nesses documentos que elaboramos nosso livro ao analisar os discursos veiculados pela liderança comunal, os quais visavam à constituição de uma sociedade moldada em sua interpretação radical das escrituras e do mundo. (AU)

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