Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de polimorfismos dos genes ciclooxigenase-2 (COX-2) e fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) no câncer colorretal

Processo: 11/23181-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ulysses Ribeiro Júnior
Beneficiário:Ulysses Ribeiro Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético  Ciclo-oxigenase 2  Fatores de crescimento do endotélio vascular  Neoplasias colorretais  Técnicas de genotipagem 

Resumo

O estudo de genes polimórficos pode auxiliar na detecção de pessoas com maior risco de desenvolver câncer, caracterização de evolução diferenciada, resposta distinta ao tratamento quimioterápico ou radioterápico e prognóstico. A ciclooxigenase-2 (COX-2) é induzida em resposta ao fator de crescimento e citocinas, sendo expressa nas doenças inflamatórias, lesões pré-malignas e tumores colorretais. Por outro lado, o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) é uma molécula mediadora solúvel com potencial mitogênico para células endoteliais vasculares isoladas de pequenos e grandes vasos, participando ativamente da neoangiogênese tumoral. Este trabalho tem como objetivo investigar a frequência dos polimorfismos do COX-2 (-1195A>G, -765G>C e 8473T>C), e do VEGF (-2578C>A, -634G>C, -460C>T e 936C>T) em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico por câncer colorretal. Duzentos e trinta pacientes com o diagnóstico de câncer colorretal, admitidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e submetidos à ressecção cirúrgica formam o grupo caso. Cento e noventa e quatro indivíduos operados por doença benigna na mesma instituição, pareados quanto ao sexo e idade, sem histórico individual ou familial de câncer constituirão o grupo controle. O DNA genômico será isolado do creme leucocitário utilizando-se kit de extração e purificação PureLink" Genomic DNA Mini Kit. A técnica de identificação da base com uso de sondas marcadas com fluoróforos, seguida pela amplificação pela reação em cadeia da polimerase (PCR) e análise em tempo real será utilizada na genotipagem dos polimorfismos do COX-2 e VEGF, através dos kits TaqMan® SNP Genotyping Assay. Para a análise de expressão tecidual será utilizado o tissue microarray (TMA) a partir dos blocos fixados em formaldeído e parafinados, de tumores colorretais. A análise imunohistoquímica será realizada utilizando-se a técnica da imunoperoxidase com os anticorpos monoclonais contra COX-2 e VEGF. Os resultados dos polimorfismos encontrados serão associados aos dados epidemiológicos, clinicopatológicos e imunohistoquímicos dos pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TATIANA PEREIRA TOMITAO, MICHELE; CARLOS NAHAS, SERGIO; SALDANHA KUBRUSLY, MARCIA; KATSUE FURUYA, TATIANE; AUGUSTO DINIZ, MARCIO; KAZUE NAGAHASHI MARIE, SUELY; VAZ SAFATLE-RIBEIRO, ADRIANA; ELUF-NETO, JOSE; CECCONELLO, IVAN; RIBEIRO, JR., ULYSSES. Cyclooxygenase-2 gene polymorphisms and susceptibility to colorectal cancer in a Brazilian population. JOURNAL OF GASTROINTESTINAL ONCOLOGY, v. 8, n. 4, p. 629-635, AUG 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.