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Planejamento cinemático-dinâmico de movimento com desvio local de obstáculos

Processo: 12/03088-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Valdir Grassi Junior
Beneficiário:Valdir Grassi Junior
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Denis Fernando Wolf
Assunto(s):Robótica  Robôs móveis  Sistemas autônomos  Navegação de robôs 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:navegação autônoma | Planejamento de Movimento | robôs móveis | Robótica Móvel

Resumo

Planejamento de movimento tem o propósito de determinar quais movimentos o robô deve realizar para que alcance posições ou configurações desejadas no ambiente sem que ocorram colisões com obstáculos. É comum na robótica móvel simplificar o planejamento de movimento representando o robô pelas coordenadas do seu centro e desconsiderar qualquer restrição cinemática e dinâmica de movimento. Entretanto, a maioria dos robôs móveis possuem restrições cinemáticas não-holonômicas, e para algumas tarefas e robôs, é importante considerar tais restrições juntamente com o modelo dinâmico do robô na tarefa de planejamento. Assim é possível determinar um caminho que possa ser de fato seguido pelo robô. Nesse projeto, o objetivo principal é estudar e desenvolver métodos de planejamento cinemático-dinâmico que permitam planejar trajetórias longas para robôs móveis, e lidar com a modificação local dessas trajetórias para evitar colisões com obstáculos observados pelos sensores no momento da execução da trajetória. Tanto na etapa de planejamento quanto no desvio de obstáculos, serão consideradas as restrições cinemáticas do robô e seu modelo dinâmico para que possam ser geradas trajetórias possíveis de serem realizadas. Pretende-se obter resultados através de simulação e de experimentos com robô móvel de médio porte e com um veículo autônomo elétrico de grande porte sendo desenvolvido no ICMC-USP com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). (AU)

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