Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de grãos de milho e níveis crescentes de fibra em detergente neutro de bagaço de cana in natura em dietas para bovinos Nelore terminados em confinamento

Resumo

O objetivo deste projeto é avaliar métodos de processamento de milho "flint" (floculado x moído grosso) para bovinos da raça Nelore alimentados com dietas de terminação variando em níveis de fibra em detergente neutro de forragem (FDNf) do bagaço de cana in natura (BIN). Os níveis de BIN também serão comparados em dietas de milho "flint" inteiro. Quatro experimentos serão conduzidos. No experimento 1 (desempenho) 240 touros da raça Nelore serão alimentados com dietas isoprotéicas contendo quatro níveis de FDNf (3,0, 6,0, 9,0 e 12,0% de matéria seca) e grãos de milho processados como moído grosso ou floculado. As variáveis analisadas serão: consumo de matéria seca (CMS), ganho médio diário (GMD), a eficiência alimentar (GPD/CMS), características de carcaça, dos valores observados de energia líquida das dietas, dos teores de amido fecal e a incidência de abscesso hepático. No experimento 2 (metabolismo) serão utilizados 10 bovinos machos castrados da raça Nelore, canulados no rúmen e no duodeno e alocados em dois quadrados latinos 5x5. No Quadrado 1 as dietas conterão milho moído grosso e cinco níveis de FDNf (3,0, 6,0, 9,0, 12,0 e 15% de MS). No Quadrado 2 as dietas conterão milho floculado e os mesmos cinco níveis de FDNf do Quadrado 1. Serão avaliados o CMS, os parâmetros ruminais, a síntese microbiana, a digestibilidade dos nutrientes no rúmen e no pós-rúmen, parâmetro sanguíneos, excreção de nitrogênio e o comportamento alimentar dos animais. No Experimento 3 (metabolismo) serão utilizados 5 bovinos machos castrados da raça Nelore, canulados no rúmen e no duodeno e alocados em um quadrado latino 5x5 para avaliar os níveis de BIN (0,0; 3,0; 6,0; 9,0 e 12% de MS) em dietas contendo milho "flint" inteiro. Os parâmetros avaliados serão os mesmo descrito acima para o experimento 2. No Experimento 4 (produção de gases in vitro) a 15 dietas (experimento 2 e experimento 3) serão comparados para a produção total de gás e cinética de degradação dos carboidratos fibrosos e carboidratos não fibrosos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, ANTONIO HUMBERTO F.; MARQUES, RODRIGO S.; GOUVEA, VINICIUS N.; DE SOUZA, JONAS; BATALHA, CAMILA D. A.; BASTO, DEBORA C.; MILLEN, DANILO D.; DROUILLARD, JAMES S.; SANTOS, FLAVIO A. P. Effects of dietary roughage neutral detergent fiber levels and flint corn processing method on growth performance, carcass characteristics, feeding behavior, and rumen morphometrics of Bos indicus cattle. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 97, n. 8, p. 3562-3577, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.