Busca avançada
Ano de início
Entree

Contaminacao superficial em frigorificos de aves:efeito do uso de aspersao de agua e formacao de biofilmes causados por enterobacterias e listeria monocytogenes em esteiras condutoras de cortes de frango.

Processo: 12/50262-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Pesquisador responsável:Jose Paes de Almeida Nogueira Pinto
Beneficiário:Jose Paes de Almeida Nogueira Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes  Listeria monocytogenes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspersao De Agua | Biofilmes | Enterobacteriacea | Esteiras Condutoras | Listeria Monocytogenes

Resumo

A obtenção de cortes de frango nas indústrias se dá exclusivamente com a utilização de esteiras sanitárias condutoras, que facilitam o processo e, por estarem em contato direto com os produtos, devem ser higienizadas com água, continuamente. Supõe-se que a água possa promover uma disseminação de micro-organismos e assim, contaminar os produtos. Além disso, a água pode servir de coadjuvante no desenvolvimento de biofilmes. Contudo, não há justificativas, que assegurem a retirada da água no processo de higiene operacional, pois falhas poderiam contribuir para a contaminação dos produtos e acabar por possibilitar a formação de biofilmes. A presente proposta tem como objetivo avaliar o efeito do uso de aspersão de água sob pressão como forma de higiene operacional por meio da quantificação de micro-organismos indicadores e a influência do uso da água na formação de biofilme de L. monocytogenes e enterobactérias em esteiras condutoras de cortes de frango em indústrias de processamento de aves de grande importância na comercialização interna e exportação de frangos. Serão colhidas amostras de superfícies de dois tipos de esteiras (modular e lisa) que passarão por dois processos de higienização (com e sem água), em dois turnos de trabalho durante quatro períodos distintos. Na primeira etapa do projeto, as amostras serão submetidas à contagem de micro-organismos mesófilos, contagem e identificação de enterobactérias e pesquisa de L. monocytogenes. Na segunda etapa, cepas de enterobactérias e L. mocytogenes serão submetidas à verificação e quantificação da produção de biofilme. Na terceira etapa, será realizada a pesquisa de genes responsáveis pela expressão de determinantes moleculares referentes ao estágio inicial de formação de biofilmes dos isolados de L. monocytogenes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)