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Otavio Augusto Santos Bueno | University of South Carolina - Estados Unidos

Processo: 04/01874-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 15 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 02 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Pablo Rubén Mariconda
Beneficiário:Pablo Rubén Mariconda
Pesquisador visitante: Otavio Augusto Santos Bueno
Instituição do Pesquisador Visitante: University of South Carolina, Estados Unidos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/07650-3 - Estudos de filosofia e história da ciência, AP.TEM
Assunto(s):História da ciência  Nominalismo  Intercâmbio de pesquisadores  Colaboração científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumento Semantico | Nominalismo | Platonicos

Resumo

O prof. Dr. Otávio Bueno desenvolvera em sua visita ao Depto. de filosofia o seguinte conjunto de atividades: (1) seminário internacional de filosofia e história da ciência o professor Otávio Bueno ministrará durante sua estadia mais uma edição do seminário internacional que tem sido organizado pelo projeto temático em torno dos temas de interesse dos participantes. A programação desta atividade é a que segue: iv seminário internacional de filosofia e história da ciência o debate entre platonismo e nominalismo na filosofia da matemática o seminário examinará os debates recentes (a partir de 1980) entre os platônicos e os nominalistas acerca da matemática. Segundo os platônicos, existem entidades matemáticas (tais como conjuntos, números e funções). O platônico sustenta essa concepção com dois argumentos principais: (a) as entidades matemáticas são indispensáveis para as nossas melhores teorias sobre o mundo e, por isso, deveríamos estar comprometidos com sua existência (argumento da indispensabilidade); (b) dada à existência das entidades matemáticas, os platônicos podem tomar os enunciados matemáticos segundo seu valor de face, de modo que não têm dificuldade em dar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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