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O voluntariado como lazer e o lazer como voluntariado: um estudo sobre as motivações dos monitores do Projeto Férias Quentes da Prefeitura de Sorocaba

Processo: 05/51384-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Bramante
Beneficiário:Antonio Carlos Bramante
Instituição Sede: Centro de Ciências Humanas. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Turismo de lazer  Trabalho voluntário  Formação e capacitação de recursos humanos  Trabalhadores voluntários  Jovens 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade | Formacao De Recursos Humanos | Juventude | Lazer | Politicas Publicas | Voluntariado

Resumo

Há mais de 25 anos a Prefeitura de Sorocaba, SP, promove o Projeto Férias Quentes (FQ), um tipo de colônia de férias para crianças de 05/12 anos de idade, duas vezes ao ano (janeiro e julho), durante uma semana, onde são vivenciadas as mais distintas experiências de lazer sob a supervisão de mais de 200 jovens voluntários. Visando desenvolver um amplo programa de capacitação desses voluntários, a Secretaria de Esportes e Lazer da cidade desenvolveu o Projeto Voluntariado, Lazer Levado a Sério (VLLS) em 2001, tendo Stebbins como principal referência teórica, por considerar o hobista, o amador e o voluntário, categorias que denomina lazer levado a sério (a outra é denominada pelo autor lazer casual). Neste projeto, 200 voluntários passaram por dez sessões de três horas de treinamento, uma vez ao mês, visando ampliar seus conhecimentos e habilidades nessa área de intervenção, com o objetivo de aplicá-los nos projetos de lazer desenvolvidos pela Prefeitura de Sorocaba e não somente nas FQ. Alguns dados de observação desse projeto evidenciaram que (1) voluntários jovens, ao serem capacitados para atuar no campo do lazer demonstraram sentimentos ambivalentes, ora como objetos, ora como sujeitos da ação e (2) dois elementos mostraram-se essenciais na manutenção do interesse do grupo voluntário: (a) apresentação de novos conhecimentos que poderiam ser imediatamente aplicados e (b) domínio das habilidades específicas que tragam recompensas pessoais e sociais para ambos os lados. A manutenção desses projetos (FQ e VLLS) até os dias atuais abre perspectivas para uma nova pesquisa visando identificar o que motiva esses jovens, em férias escolares, a dedicar, voluntariamente, parte do seu tempo à promoção de outras pessoas, assim como melhor compreender o marco divisório entre trabalho e lazer dentro de uma ação voluntária. (AU)

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