Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas públicas e fortalecimento da cidadania: quatro experiências de busca de sustentabilidade socioambiental no nível da administração local

Processo: 98/14156-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Pedro Roberto Jacobi
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM)
Município: None
Assunto(s):Cidadania  Educação para cidadania  Sustentabilidade  Meio ambiente 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_178_141_141.pdf

Resumo

Este projeto tem como objetivo a produção e sistematização de conhecimentos relevantes para a definição e implementação de políticas públicas de significativa importância social e ambiental, a serem realizadas em parceria com quatro prefeituras do Estado de São Paulo que vêm desenvolvendo políticas inovadoras. A equipe coordenada por Pedro Roberto Jacobi (Procam/USP) e Leila Ferreira (Nepam/Unicamp) centra suas atividades nas relações entre as ações governamentais que estimulam mudanças no comportamento face ao agravamento da problemática ambiental e as práticas participativas da população. As atividades de pesquisa propostas visam desenvolver um trabalho de acompanhamento de governos locais que articulam ações orientadas para a geração de emprego e renda e de mudanças de comportamento da população na perspectiva da sustentabilidade socioambiental. Definimos quatro idéias-força para caracterizar a escolha de algumas gestões, cuja atuação se volta para parcerias que visam fortalecer as comunidades envolvidas: 1) senso de pertencimento e de constituição de engajamento em iniciativas que articulem o meio ambiente à geração de emprego e renda; 2) aumento de compromisso com a sustentabilidade socioambiental; 3) sustentabilidade econômica e social no longo prazo; 4) “empoderamento” do grupo beneficiário. Ao vincular a questão do meio ambiente às dimensões da educação para a cidadania e da sustentabilidade, define-se o processo educativo como o referencial para aumento da capacidade de compreensão dos determinantes de situações concretas e a ampliação do debate sobre os problemas gerados pela crise ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)